quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Seminário discute a importância do parto humanizado


O segundo Seminário na Região Serrana sobre a Rede Cegonha, realizado no auditório da FMP/Fase, nessa quarta-feira (12), reuniu vários profissionais do setor de saúde. Ao longo do dia, as questões relacionadas à saúde materno-infantil foram discutidas no evento, promovido pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

O encontro visa à sensibilização e à identificação de multiplicadores das diretrizes das boas práticas, desde o pré-natal, o parto e o nascimento, o puerpério (fase após o parto em que a mulher apresenta modificações físicas e psíquicas) e a amamentação, até a atenção integral à saúde da criança, tendo em vista a importância do parto humanizado.

“Como médica eu acho que, infelizmente, nós invertemos a ordem natural das coisas. As pessoas confundem parto humanizado com parto domiciliar, com parteiras, etc. São duas palavras que não deveriam estar juntas, porque o parto é humanizado em si. O Ministério teve que resgatar essa humanização contra as violências obstétricas, contra as práticas artificiais do parto”, explicou Adriana Jacques, professora da FMP/Fase e coordenadora dos Programas de Saúde de Petrópolis. 

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, implantada em algumas regiões do país em 2011, que visa oferecer uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, no parto e no puerpério, bem como oferecer às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento com desenvolvimento saudável. 

“A escola de formação de profissionais da saúde, como é a nossa instituição, precisa estar muito atenta com as questões que envolvem segurança, o acolhimento e a proteção à gestante e ao bebê, porque isso é fundamental para a saúde humana. Não há uma sociedade que possa dizer que defende a saúde se ela não defende a gestante e a criança no momento do seu nascimento. Então nós investimos nessa parceria com o poder público para discutir as questões relevantes que estão colocadas em relação à mulher e à criança”, ressaltou Maria Isabel de Sá Earp de Rezende Chaves, diretora da Fase. 

“O projeto da Rede Cegonha na Região Serrana, quando formalizado, com a portaria publicada, vai trazer recursos para o Hospital Alcides Carneiro, acréscimo de recurso nas diárias e melhorias no campo financeiro para todos os municípios da região”, frisou André Pombo, secretário de Saúde de Petrópolis.




Fotos: Evaldo Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis