quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Médicos e acadêmicos debatem emergência hospitalar



As áreas de urgência e de emergência hospitalar estarão em debate, de 31 de agosto a 4 de setembro, em Petrópolis. Preocupados com os problemas nesses setores no dia a dia, os estudantes da Liga Acadêmica de Terapia Intensiva da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoverão um encontro sobre o tema, com formato de curso e médicos convidados. O objetivo é o aprimoramento dos alunos e dos profissionais de Enfermagem e Medicina.

"O Curso de Terapia Intensiva da Liga é o único curso dentro da faculdade que aborda temas de Medicina Intensiva, que tem crescido muito nos últimos anos, principalmente entre os médicos recém-formados. Como esses assuntos não são muito abordados, por isso o curso é tão importante. Nele os alunos podem apronfundar seus conhecimentos dentro da área de Medicina Intensiva", diz Carolina Zanin, representante da Liga.

A programação começa dia 31, às 18h30, discutindo a “Sepse”, com Luis Eduardo Fontes, formado na FMP/Fase, pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em Educação Médica pela Unifesp e pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Ele coordena a UTI adulto do Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis. Às 19h30, o tema será “Choque e drogas vasoativas”, com Phelipe Cardoso, também formado pela FMP/Fase e pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

No dia 1, às 18h, o “Neurointensivismo” será abordado por Aline dos Santos Carvalho, intensivista titulada pela AMIB, pós-graduada em Neurointensivismo pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e mestranda em Neurologia. No mesmo dia, às 19h30, Debora Machado falará da “Parada cardiorrespiratória”. Ela é formada pela FMP/Fase, com formação em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia, e atua no hospitais Alcides Carneiro e da Unimed, em Petrópolis.

A “Insuficiência renal aguda” vai ser abordada por Daniela Colombo, no dia 2, às 18h30. Ela é mestre em Clínica Médica e pós-graduada em Homeopatia. Às 19h30, o “Tromboembolismo pulmonar” será enfocado por Hugo Nascimento, formado pela FMP/Fase, pós-graduado em Terapia Intensiva, e que está se especializando em Medicina Intensiva no Hospital de Força Aérea do Galeão e em Medicina Aeroespacial. Às 20h15, Bruno Henrique Guimarães Mendes, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e que também está se especializando em Medicina Aeroespacial, discutirá o “Delirium”.

No dia 3, às 18h30, Luis Arnaldo Pereira, especialista em Infectologia e professor de Doenças Infectoparasitárias da FMP/Fase, falará sobre “Antibioticoterapia em UTI”. Às 19h30, o tema será “Monitorização hemodinâmica”, com Flavia Barros, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e em Terapia Intensiva pela AMIB, e professora de Clínica Médica da FMP/Fase.

Dia 4, às 18h30, a “Síndrome coronariana aguda” vai ser debatida por Rodrigo Saraiva, formado pela FMP/Fase e pelo Instituto Nacional de Cardiologia, que atua na Unidade Coronariana do Hospital Santa Teresa e é professor de Clínica Médica na FMP/Fase. Às 19h30, o curso tratará de “Emergências em Diabetes Mellitus”, com André Bezerra, formado pela FMP/Fase, especialista em Endocrinologia e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Endocrine Society.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis