sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Oficina dietética sem Glúten e sem Lactose ensina como aliar bem-estar e alimentação saudável



A busca por um corpo sem gorduras localizadas faz com que o glúten e, em segundo plano, a lactose, sejam os grandes inimigos de quem quer perder peso e ter o corpo com formas definidas. Há também os casos de pessoas que possuem intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. Ele é o responsável pela consistência fofa dos produtos industrializados, sendo usado especialmente em pães, bolos e massas.

No entanto, a lactose também entrou como vilã na lista de pessoas que querem fazer dieta. A cada dia surgem mais adeptos à retirada do glúten e dos lácteos, que virou moda nos consultórios de nutricionistas funcionais.

“Essa mudança de padrão alimentar gera maior aporte de vitaminas, minerais, melhora de bem-estar e redução de peso, o que necessariamente não é só por conta de retirada dos alimentos e sim de uma série de mudanças. É fato que a retirada do glúten da dieta melhora o metabolismo intestinal. Por ele ser uma proteína de difícil digestão, reduz a produção de substâncias inflamatórias reduzindo inchaço e ativando o metabolismo, mas é importante que cada caso seja avaliado individualmente”, frisa a ex- aluna da Fase e nutricionista do X da Saúde, Juliana Schaefer.

Ensinar como adaptar pratos da culinária brasileira para pessoas com restrições alimentares ao glúten e à lactose, utilizando a técnica dietética, além de proporcionar conhecimento a quem deseja fazer uma dieta mais rica, é o objetivo da Oficina Dietética Sem Glúten e Sem Lactose da FMP/Fase, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto, das 17 às 22h, no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da faculdade. Os interessados na oficina devem ficar atentos, pois as inscrições devem ser feitas até o dia 20 de agosto, no site: www.fmpfase.edu.br.

“O celíaco deve ter acompanhamento médico e nutricional. A aplicação da dieta é primordial para evitar déficit no crescimento, atraso menstrual, problemas com esterilidade, aftas recorrentes, anemia por falta de ferro e outros sintomas clássicos da doença. Existe uma infinidade de farinhas especiais que podem ser utilizadas ou produtos prontos como pães, biscoitos, macarrão, massas para preparo de bolos ou salgados que não contêm glúten. Então, é possível aprender como seguir a dieta à risca para conviver bem no seu dia a dia de forma tranquila e sem a presença do glúten”, destaca a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis