segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Programação FASE TV - De 16 a 22 de agosto


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
· Programa ARTE & CULTURA
            Tema: RITMO DAS RUAS
o    A Cia Ritmo das Ruas foi criada em 2008 em Petrópolis pelo coreógrafo Leonardo Peterman. Hoje, o grupo reúne 18 bailarinos que se dedicam ao hip hop e às danças urbanas. A Cia também realiza um trabalho social com jovens: o Projeto do Morro. No programa, Leonardo fala das dificuldades e alegrias de viver da dança, da experiência nos Estados Unidos, berço do hip hop, e da esperança de ampliar a atuação do grupo no exterior.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
 Sábado, 17h
 Domingo, 20h30

·  Programa MINUTO FASE                      
   Tema: Isso É Ciência
o    A ciência através da arte. O programa apresenta a exposição “Isso é Ciência”, em cartaz no Centro Cultural Hercílio Esteves. A mostra, reunindo poesia, instalações, imagens e cores, utiliza a linguagem figurada para traduzir as pesquisas e trabalhos científicos realizados por alunos e professores da FMP/Fase. O objetivo é demonstrar que, mesmo com enfoques diferentes, os diversos projetos realizados na instituição fazem parte de um único universo.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·  Programa EM QUESTÃO
   Tema: Hipertensão Arterial
o    Um em cada quatro brasileiros em fase adulta sofre de hipertensão, a popular “pressão alta”. A doença está relacionada com a capacidade de circulação do sangue no nosso corpo.  A hipertensão provoca o  estreitamento das artérias. Para impulsionar o sangue, o coração precisa bombear com mais força. Por isso, a longo prazo a doença acaba dilatando o coração e danificando as artérias. A pressão alta está na base de outros problemas graves de saúde, como o derrame e até mesmo complicações renais. O tema é debatido com o cardiologista Bruno Vogas, que também é professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30

·         Programa Faixa Interativa – Em Questão
Tema: Sem Glúten  e Sem Lactose

o   Vilões da vez nos regimes de emagrecimento, o glúten e a lactose são desmistificados pela Vivete Gutfilen, que está lançando um livro sobre o tema. Ela fala também sobre as diferenças entre alergia e intolerância aos ingredientes e dá dicas de substituição, além de uma receita apetitosa.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


·         Programa Ao Redor                                  
Tema: FMI/China – Flores/Japão – Energia Geotérmica/Quênia:

o    O episódio revela a preocupação do Fundo Monetário Internacional com a redução no ritmo de crescimento da China. O programa também mostra o Centro de Pesquisa onde são desenvolvidas novas variedades de flores no Japão. O Ao Redor mostra ainda a descoberta do potencial geotérmico do Grande Vale Rift, uma fenda vulcânica de 900 quilômetros de extensão, no Quênia.
                      Ao Redor: Terça, 11h
                   Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h


·  Programa TOME CIÊNCIA                    
   Tema: Desenvolvimento ou Crescimento: Novo sistema à vista?

o   Taxa de juros, valor do salário mínimo, valor do câmbio. Essas notícias de economia sempre aparecem com percentuais de aumento de baixa nos veículos de comunicação. O crescimento do PIB, produto interno bruto – índice que dá a dimensão da quantidade do que se produz no país, é normalmente citado para se demonstrar o avanço do país. Dizem que deixamos de ser subdesenvolvidos e agora somos país em desenvolvimento -  a sexta ou sétima economia do mundo. Mas no índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas chegamos em octogésimo quarto lugar. Será então que crescimento econômico e desenvolvimento são as mesmas coisas? Esta é a duvida sugerida para debate pela Associação Brasileira de Antropologia – A ABA, pois em nosso programa são as organizações filiadas à SBPC - A sociedade para o Progresso da Ciência – que sugerem os assuntos.
                    Tome Ciência: Quarta, 16h
                          Domingo, 14h


·                 Programa LIGADO EM SAÚDE           
   Tema: Horta Caseira

o      Quem disse que se alimentar de verduras frescas colhidas na hora é privilégio de quem mora no campo? Ter uma horta na sua própria casa pode ser uma solução em conta e criativa para quem busca uma vida saudável. O programa mostra o passo a passo do plantio e cultivo, os cuidados e soluções para se ter uma horta até em espaços pequenos.
           Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
Sábado, 11h


·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Almanaque do Agente comunitário de Saúde

Os almanaques são publicações populares bem antigas. Eles existem desde o século XV, por exemplo. Nesse tempo, na Europa, eram distribuídos por vendedores ambulantes. O objetivo dessas pequenas enciclopédias populares sempre foi levar a informação e o entretenimento aos leitores. No Brasil, os almanaques mais populares foram de farmácia. Editados desde o século XIX pelos laboratórios farmacêuticos, ensinavam como usar drogas medicinais e promoviam a utilização de produtos cosméticos. Este episódio do programa Ciência e Letras fala sobre o Almanaque do Agente Comunitário de Saúde.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                               Segunda, 22h30
                       Quinta, 20h
·         Programa NA ESTRADA                                          
Tema: Marques de Souza

o   Duas experiências do Rio Grande do Sul premiadas na IV Mostra em Atenção Básica 2013. Em Marques de Souza, dentro do projeto Saúde nas Escolas, a equipe ESF cria e produz livros infantis para ter a leitura como mediadora na experiência "CONTANDO HISTÓRIAS PARA TRANSFORMAR HISTÓRIAS". Em Vacaria, o projeto “CULTIVANDO SAÚDE" faz o plantio e a produção de produtos medicinais naturais, envolvendo unidades de saúde, horto municipal, escolas e população em torno de uma antiga tradição popular local.
                     Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                      Terça, 23h
                                       
·         Programa EM FAMÍLIA                     
Tema: Asilar os pais  

o    O programa aborda um dilema que aflige muitas famílias: O momento de decidir sobre colocar ou não o pai ou a mãe em um asilo. Que condições devem ser analisadas nessa hora? Como proceder? O episódio ajuda a responder a essas questões.
              Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h


·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Corrupção

o   Impunidade, burocracia, abuso de poder, nepotismo e esquemas de desvio de dinheiro público são temas que não saem das manchetes dos jornais nos últimos tempos. O Unidiversidade aborda os fatores desencadeantes e as consequências da corrupção no Brasil.
Unidiversidade: Terça, 10h
                                                                Quinta, 18h
                                                                Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis