terça-feira, 24 de novembro de 2015

Colégio petropolitano arrecada cadeira de rodas para campanha da FMP/Fase



Na última quinta-feira(19), a FMP/Fase recebeu a doação de 140 garrafas pet com anéis de lata – o equivalente a 1 cadeira de rodas – para a campanha Anel de Solidariedade. A arrecadação foi uma iniciativa de alunos do 9º ano do Colégio Bom Jesus Canarinhos, que puderam conhecer um pouco mais sobre a campanha e ainda aproveitaram para visitar o campus da faculdade.

Alunos do Colégio Bom Jesus arrecadam uma cadeira de rodas para campanha da FMP/Fase
Em três anos de campanha, já foram arrecadados anéis de latas suficientes para a troca por 54 cadeiras de rodas ou mais de quatro toneladas do alumínio. A professora de Língua Portuguesa, Mariana Klôh, responsável por levar a campanha para a escola, conta como surgiu a ideia de envolver os alunos no projeto. 

“A iniciativa surgiu há pouco menos de dois meses, através de um trabalho com as turmas, onde as mesmas assistiram ao filme ‘Lixo Extraordinário’. Decidi que iria trabalhar com os alunos e eles abraçaram a campanha de tal forma que, hoje, conseguimos entregar o equivalente a uma cadeira de rodas para a campanha. Estou muito feliz com esse resultado e empenho dos adolescentes, uma vez que é tão difícil trabalhar a disciplina e a solidariedade. Espero continuar este projeto ano que vem com as outras turmas”, explica a professora.

A aluna Laryssa Ferreira Jorgemsen ressalta o quão importante é participar dessa campanha. “Eu aprendi muito com essa campanha. Aprendi a parar de reclamar da vida, afinal possuo duas pernas e consigo me locomover e hoje eu fico pensando em quem precisa da cadeira para se locomover e não tem. Essa campanha ensina a olhar para o próximo e se solidarizar com a dor do outro. A campanha mexeu tanto comigo que onde eu vejo, eu paro na rua, eu pego, pois sei que este lacre poderá fazer a diferença na vida de alguém. Consegui até envolver a minha família na campanha. Eu quero participar disso o resto da minha vida”, revela a adolescente. 

Ana Clara Magalhães Chaves, ainda completa a fala da colega: “é tão bom ver que essa entrega irá beneficiar uma pessoa e é tão simples ajudar. É somente um lacre. Juntar as 140 garrafas não foi tarefa fácil, mas juntos conseguimos arrecadar uma cadeira”, afirma. 

O coordenador de Projetos e Extensão, Ricardo Tammela, responsável pela campanha, convidou a escola a participar da próxima entrega das cadeiras, que ocorrerá no ano que vem. “É muito importante contar com parcerias deste tipo e a ideia é continuar envolvendo os alunos dentro da campanha, para que o trabalho não se perca”, diz. 

A campanha Anel de Solidariedade, promovida desde março de 2012, pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), tem como objetivo arrecadar 140 garrafas PET de 2L cheias de anéis de lata (o equivalente a 90kg do alumínio), para a troca por uma cadeira de rodas. As cadeiras são doadas para instituições petropolitanas que se comprometem a emprestá-las a pacientes com algum problema de mobilidade. A empresa Keter fornece as cadeiras e a Luna Express garante o transporte do material. Os interessados em contribuir com a causa podem entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis