segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Programação da Semana de 22 a 28 de novembro



Programa EM QUESTÃO

Tema: Odontologia na saúde pública

  • O Brasil vive uma contradição: concentra o maior número de dentistas do mundo, 260 mil, de acordo com o Atlas Global de Odontologia. Mas ao mesmo tempo apresenta um índice alto de habitantes que não recebem nenhum tipo de assistência odontológica. 27 milhões de pessoas que nunca foram ao dentista. O país também apresenta um outro dado negativo na área. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, 16 milhões de brasileiros adultos perderam todos os dentes. O Em Questão aborda o tema Odontologia na Saúde Pública, tendo como convidados o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, Abel Cardoso, e a coordenadora do curso de odontologia da FMP/Fase, Vera Soviero.

Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30
- Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA

Tema: Jonas Bloch – Paixão em Cena
  • Sensibilidade à flor da pele, energia e paixão no palco. Em 50 anos de carreira, o ator Jonas Bloch mantém o mesmo empenho para tocar a mente e o coração da plateia do início, ainda adolescente. No programa, ele fala da trajetória artística no teatro, no cinema e na TV, onde estreou ainda no tempo em que tudo era ao vivo, sem videotape. Jonas fala ainda da família e de facetas menos conhecidas, incluindo o trabalho como escultor. De volta aos palcos com o espetáculo “O Delírio do Verbo”, baseado na obra do poeta pantaneiro Manoel de Barros, ele fala do prazer de atuar e do papel da arte na transformação da sociedade.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Programa AO REDOR

Tema: Frevo
  • O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelas comunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos. O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.
Ao Redor: Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO Fase
 
Tema: Semana Científica 2015
  • “Luz, Ciência e Vida”. Esse foi o tema da vigésima primeira edição da Semana Científica da FMP/Fase. Uma programação especial que teve como ponto de partida uma pergunta: ? Como a ciência pode iluminar e propor soluções para os principais problemas da sociedade? O evento contou com a participação de especialistas nas mais diversas áreas, apostando no ganho proporcionado pela união de conhecimentos. Uma semana recheada de atividades, com apresentações de trabalhos científicos, cursos, palestras e também apresentações culturais.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE - Profissões
 
Odontologia
  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município. Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
Médico
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Nutricionista
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Enfermeiro
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Administrador
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Recursos Humanos
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Tecnólogo em Radiologia
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
 
Tema: Autismo  
  • Dificuldade de contato visual, problemas na comunicação e movimentos repetitivos. Estes são alguns dos sintomas que caracterizam o autismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o distúrbio atinge 70 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões. O tema é debatido com a neuropediatra Carla Gikovate, especialista na síndrome, que fala das novas descobertas da ciência sobre o assunto, os avanços no tratamento e a importância da abordagem multiprofissional.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA

Tema: A Vida no Computador
  • A bioinformática é um estudo tão recente que os dicionários ainda nem registram. Essa nova disciplina científica, com raízes nas ciências da computação, na estatística e na biologia molecular, desenvolveu-se para enfrentar os resultados das iniciativas de sequenciamento de genes. Cientistas também tentam reproduzir no computador o funcionamento do cérebro e utilizam a máquina para prever doenças e fenômenos naturais. A cada dia o computador ganha mais espaços, não só na ciência como no dia-a-dia dos brasileiros, criando novos hábitos e costumes. E até novas preocupações, como a exclusão digital.
Tome Ciência: Quarta, 16h Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Enxaqueca
  • Segundo o Ministério da Saúde, cerca de quinze por cento da população brasileira sofrem de enxaqueca, um tipo de dor de cabeça forte que costuma aparecer associada a outros sintomas que causam bastante incômodo e afetam diretamente a qualidade de vida. Mas há algumas maneiras de se controlar e evitar as crises.
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS

Tema: Um gosto amargo de bala
  • O Ciência & Letras conversa com a autora da autobiografia “Um gosto amargo de bala”: a atriz, militante e jornalista, Vera Gertel. Trechos do livro: “Fiquei muito dividida trabalhando numa publicação fútil, enquanto queria mesmo era ser correspondente internacional. Mas, pelo menos, estava empregada. Aos poucos, fui descobrindo que” Desfile” poderia ser uma revista feminina diferenciada e ali fiquei por quase vinte anos. Um mês após minha admissão na revista, morre Carlos Marighella, o mais importante chefe da guerrilha brasileira. Foi morto por uma emboscada, preparada pelo delegado Sérgio Fleury, no dia 4 de novembro de 1969”.
Ciência & Letras: Domingo, 15h - Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA

Tema: Goiânia e Aracaju
  • Canal Saúde na Estrada mostra a etapa estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde em duas cidades: Goiânia e Aracaju.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA

Tema: Geração Y
  • Vivemos no auge da geração Y. Mas quem são essas pessoas? Quais suas características e sonhos? São essas questões que este episódio do Em Família pretende responder.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE

Tema: Educação Física nas escolas.
  • Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante. Dentro desse universo do ensino, o programa discute o papel da Educação Física nas escolas. 
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30
Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis