segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Parceria entre a Fase e o PCVB leva oficina do Petrópolis Gourmet à comunidade



Pratos requintados acessíveis a todos. Essa foi a proposta da oficina realizada pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), no último sábado (14), no bairro Madame Machado, em Itaipava. O evento faz parte da programação da 15ª edição do Petrópolis Gourmet, o maior Festival Gastronômico de Petrópolis.

Os moradores da comunidade puderam aprender com a chef gastrônoma Ana Salles a reaproveitar os alimentos e a preparar pratos igualmente saborosos e nutritivos. As receitas incluíram: pão trançado, pão de legumes com queijo e refrigerante caseiro.

“A gente apresentou o refrigerante caseiro feito com cenoura, laranja e limão. Esses são alimentos que todo mundo tem em casa. Além disso, a gente fez um pãozinho de legumes, que geralmente é o aproveitamento de tudo aquilo que você tem em casa de legumes e pode tornar o pão mais nutritivo”, explica a Chef Gastrônoma, Ana Salles.

A parceria entre a Fase e o Petrópolis Convention e Visitors Bureau, responsável pelo evento Petrópolis Gourmet, tem o objetivo de difundir os conhecimentos na área gastronômica e levar oficinas práticas para as comunidades. 

“O objetivo é mostrar o quanto a gastronomia é inclusiva. A gente considera muito importante o envolvimento das comunidades, porque aí você compartilha a informação, desperta o interesse e fica próximo. A gente viu uma jovem de 13 anos, da comunidade mesmo, interessada, querendo saber como faz para ser chef. Então, as oficinas mostram as possibilidades, porque muitas vezes as pessoas não têm a oportunidade de parar e pensar como fazer. Há muitos anos essa parceria dá certo, pois conseguimos levar o gourmet, com a chef e toda uma estrutura, para as comunidades”, explica Márcia de Paula, gerente executiva do PCVB e responsável pelo evento. 

Além da oficina proporcionar conhecimento para aproveitar os alimentos, a criatividade e a curiosidade das participantes também são estimuladas. “Eu aprendi muitas coisas nessa oficina, que nem imaginava. Nós precisamos participar dessas atividades mais vezes, para que a turma possa continuar estimulada”, frisa Eva da Silva Baptista, moradora da comunidade. 

A médica que atua no Posto de Saúde da Família, da comunidade, explica que a iniciativa mostra aos moradores como uma alimentação mais nutritiva e saudável vai proporcionar qualidade de vida aos moradores da localidade.

“Essa iniciativa é muito boa, pois mostra aos moradores como é importante ter uma alimentação saudável e balanceada, pois o que comemos influencia diretamente no nosso organismo. A questão da alimentação com pouco sal, a ingestão de produtos saudáveis, dos alimentos, dos vegetais, das frutas que a gente fez o suco, tudo vai influenciar na qualidade de vida dessas pessoas”, ressalta a médica Rosali Lindenberg. 

A participação da FMP/Fase no Petrópolis Gourmet também inclui a análise da composição nutricional dos pratos de alguns dos restaurantes participantes e a arrecadação de anéis de lata para a campanha Anel de Solidariedade, que visa a troca de 90kg do alumínio por uma cadeira de rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis