segunda-feira, 11 de julho de 2016

Programação da Semana de 10 a 16 de julho de 2016



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
              Tema: Intercâmbio Estudantil
o    Estudar fora do país é mais que uma oportunidade de imersão no idioma estrangeiro. Ajuda a ver a profissão de uma outra perspectiva. E favorece o desenvolvimento de uma série de competências valorizadas como importantes diferenciais no mercado de trabalho. Motivos que tem feito o intercâmbio estudantil crescer ano a ano. O programa sobre Intercâmbio estudantil recebe como convidados os estudantes Yuri Martins e Alexandre Almeida, da CLEV, Coordenação Local de Estágios e Vivências, da Faculdade de Medicina de Petrópolis, e Kamila Burg Bronguel, aluna do 6º ano de Medicina da FMP/Fase.
Em Questão: Segunda, 20h
                                Terça, 21h30
                                Quarta, 22h30
                                Quinta, 21h30
                                Sexta, 22h
                                Sábado, 14h30
                                Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Banda Jamz

o   A banda Jamz ficou conhecida pela participação na primeira temporada do talent-show,  SuperStar, da Rede Globo, em 2014. Terminou a competição em segundo lugar, mas conquistou espaço na música brasileira, com seu estilo pop sofisticado. No mesmo ano, o grupo participou da novela “Em Família” e lançou o primeiro CD: “Insano”. Uma das canções do álbum fez parte da trilha sonora de outra novela, “I Love Paraisópolis”, ajudando a popularizar ainda mais a banda. A Jamz é formada por quatro músicos: William Gordan (baixo e vocal), Paulinho Moreira (guitarra), Pepê Santos (bateria) e Gustavo Tibi (teclado e vocal). Eles contam no Arte & Cultura como foi o sucesso repentino e quais são os projetos para o futuro.
                 Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema: Frevo
o   O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como Patrimônio  Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelas comunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos.  O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.
  Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                Quinta, 20h30
                     Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema: Diversidade Cultural
o   O multiculturalismo foi o foco dos debates do 2º Simpósio de Diversidade Cultural da FMP/Fase. O evento foi organizado por alunos do curso de enfermagem da faculdade. A meta é proporcionar a troca de experiências e discutir os estudos produzidos sobre o tema.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o   O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o   O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o   A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o   O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o   Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o   Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA

Segunda – Feira:
·         Tema: Som e Luz – Museu Imperial – Arte & Cultura 
o O Arte & Cultura mostra o espetáculo promovido pelo Museu Imperial de Petrópolis que leva os visitantes a uma viagem no tempo através de efeitos especiais de iluminação e sonorização. No bosque da casa de veraneio de D. Pedro II, no escuro, os espectadores ouvem o cocheiro chamar para o embarque. Um convite para testemunhar uma parte da história brasileira. A volta ao passado é em grande estilo: em companhia da família imperial e da corte. Sombras na janela do palácio simulam os movimentos de um baile. Para ajudar a narrar fatos marcantes do final do século XIX, cenas de um filme gravado especialmente para o espetáculo, são projetadas em uma cortina d'água de seis metros de altura. A chefe do Setor de Promoção do museu, Isabela Verleun, conta detalhes dos bastidores do show que utiliza três toneladas de equipamentos.

·         Tema: Coral Dó Ré Mi

O Arte & Cultura traz o Coral Dó Ré Mi, formado por 43 meninos e meninas da Escola Municipal São Judas Tadeu, em Petrópolis. Os pequenos cantores, entre 8 e 15 anos de idade, têm uma atuação diferenciada: apresentam as canções com coreografias e encenações no palco. Sob a direção e a regência do maestro Leonardo Randolfo, o grupo musical foi fundado por ele em 2002 juntamente com Mônica Chung, diretora da escola. Em 2012, o maestro reeditou o Dó Ré Mi como Coro Modelo do Programa Canta Petrópolis, que já criou 36 corais nas escolas do município, multiplicando os conhecimentos musicais através de regentes aprendizes.

Terça – Feira:
·         Tema: Doenças Coronarianas – Em Questão
o   O coração depende do oxigênio trazido pelo sangue para funcionar. Quem conduz esse combustível são as artérias coronarianas. Cada artéria coronária é responsável por abastecer uma região específica do coração. Quando uma delas é obstruída, a circulação sanguínea é interrompida. Acontece o famoso infarto ou ataque do coração. Na prática, a parte do músculo irrigada pela artéria bloqueada morre. Quanto maior a extensão da área afetada, maiores os danos. É que, assim como acontece quando a gente machuca a pele, é formada uma cicatriz na região afetada. Essa parte do músculo perde a capacidade de contração. Não bombeia mais o sangue como um tecido saudável faria. A cardiologista Aurora Issa é a convidada do programa que tem como tema as doenças coronarianas.


Quarta- Feira :

·      Tema: Projeto do Morro – Arte & cultura

o   Projeto do Morro O programa apresenta o Projeto do Morro: um trabalho de inclusão social realizado por voluntários, na comunidade do Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.  Criado em 2009, o projeto utiliza as artes e o esporte como instrumentos de inclusão de 40 crianças e adolescentes, tendo como ponto alto o grupo de dança. O episódio é narrado pelo fundador do projeto, Bruno Gonçalves.

Tema: Ritmo das Ruas – Arte & Cultura

o   A Cia Ritmo das Ruas foi criada em 2008 em Petrópolis pelo coreógrafo Leonardo Peterman. Hoje, o grupo reúne 18 bailarinos que se dedicam ao hip hop e às danças urbanas. A Cia também realiza um trabalho social com jovens: o Projeto do Morro. No programa, Leonardo fala das dificuldades e alegrias de viver da dança, da experiência nos Estados Unidos, berço do hip hop, e da esperança de ampliar a atuação do grupo no exterior.


Quinta – Feira:

·         Tema: Empreendedorismo Feminino – Em Questão

o   As mulheres estão comandando a abertura de novos negócios no País. Segunda a pesquisa de monitoramento global do empreendedorismo, 52% dos novos empreendedores são mulheres. O estudo leva em conta as empresas criadas nos últimos 3 anos e meio. O Em Questão sobre o empreendedorismo feminino conta com as participações da professora do curso de Administração da FMP/Fase, Ana Auler, da criadora da plataforma Pauta On Line, Marcilene Scantamburlo, da proprietária do Mercado Petro Verde, Cristiane Garcia, e da jovem empresária Carine Moulin, dona do Moulin Brownie, que iniciou o negócio com apenas 15 anos.


Sexta – Feira:

·      Tema: Maestro Rodrigo D’Ávila – Arte & Cultura

o   Maestro, instrumentista, professor. Onde houver música, lá está Rodrigo D’Ávila. É assim desde criança. Os primeiros passos foram no Coral Canarinhos de Petrópolis, com o incentivo do Frei Leto. Vocação despertada, Rodrigo não parou mais. Aprendeu piano e flauta. Conquistou o primeiro prêmio ainda menino, com apenas 10 anos. No programa, o maestro fala da paixão pela música e da trajetória, que inclui a passagem pela banda Serra Blues. Formado pelo Conservatório Brasileiro de Música, Rodrigo tem atualmente uma rotina agitada:  rege o coral das Princesas de Petrópolis, participa de um trio instrumental e ainda realiza um projeto social em escolas públicas, apresentando a música clássica de uma forma leve e lúdica para os alunos.

·         Tema: Mestre Valentim – Arte & Cultura

o   Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim, foi um dos principais artistas do Brasil colonial. Com múltiplos talentos, trabalhou como escultor, entalhador, arquiteto e urbanista. Filho de um fidalgo português e de uma escrava brasileira, Mestre Valentim nasceu em 1745, em Serro, Minas Gerais, mas desenvolveu a maior parte de sua obra no Rio de Janeiro. Ele foi autor do projeto original do primeiro parque da cidade, o Passeio Público, que inaugurou o conceito de jardim aberto à população nas Américas. As esculturas sacras de Mestre Valentim tinham como característica principal os traços bem brasileiros. Ele também foi o primeiro a introduzir animais e plantas nacionais na temática artística. O  Arte & Cultura conversa com Maria Luíza Salgado, a Dona Maísa, responsável pela restauração de uma das principais obras sacras de Mestre Valentim: a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Rio de Janeiro. Foi ela quem descobriu uma série de trabalhos do artista em Petrópolis. O programa também entrevista o cineasta Ricky Ferreira, que  está preparando um documentário sobre Mestre Valentim.


Sábado:

· Tema: Cultura Afro - Brasileira – Em Questão

o   Mesmo previsto em lei há mais de uma década, o ensino das culturas afro-brasileira e indígena ainda não é uma realidade em boa parte das escolas do país. O que fazer para que a diversidade da população brasileira seja representada em sala de aula e para que a escola seja, de fato, um ambiente positivo de construção de identidades? O tema é debatido com as participações do professor de pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ, Roberto Borges, e da coordenadora de pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ, Renilda Barreto.


Domingo:

·           Tema: Canto Lírico / Carolina Faria e André Figueiredo– Arte & Cultura

o   Em meio aos apelos de tantos ritmos e estilos contemporâneos, o que leva à escolha pela música erudita? O programa traz dois exemplos, com trajetórias bem distintas, mas com uma paixão em comum: o canto lírico. No episódio, a mezzo-soprano e o tenor mostram árias de óperas e contam como construíram suas carreiras.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
              Tema: Pesquisadores do Universo
o   A origem do universo sempre intrigou a humanidade. Na busca de respostas para os fenômenos da natureza quase sempre o inexplicável é atribuído a razões sobrenaturais. Mas para os debatedores deste programa – cientistas por opção e profissão – nada é mais natural que procurar explicações para o desconhecido. Ao examinar o Universo com o auxílio das mais avançadas tecnologias, eles questionam inclusive as teorias que já pareciam solidificadas, como a que atribuía a origem de tudo a uma grande explosão, o big bang. Comentam das mais recentes descobertas e explicam a expansão acelerada, que pode vir ser o fim de tudo.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Parar de fumar

o   Por conta das ações educativas e das leis criadas nos últimos anos, vem aumentando o número de pessoas que querem largar o cigarro. Mas quando se trata de fumar, querer parar nem sempre é o suficiente. Mesmo com muita força de vontade pode ser difícil romper a dependência causada pelo tabagismo. O programa dessa semana irá apresentar os grupos de trabalhos do SUS que ajudam aqueles que decidiram parar e os medicamentos que são utilizados para os tratamentos do tabagismo. O episódio também aborda o uso de cigarros eletrônicos e traz dicas fundamentais para quem quer largar de vez o cigarro.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h                                                                            
   Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Trabalhando a diversidade sexual e de gêneros na escola          

o   Visto como um fator essencial para garantir inclusão, promover igualdade de oportunidades e enfrentar preconceitos, discriminação e violência, especialmente no que se refere a questões de gênero e sexualidade, a escola é um exemplo fundamental para que tais conceitos se articulem.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                                Segunda, 22h30
                  Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Joinville - SC

o   Em Joinville, Santa Catarina, programas de saúde atendem moradores de rua por meio do Consultório de Rua, CAPS AD e o Centro POP Porto Seguro que, além do acolhimento, faz atendimento psicológico, oferece oficinas de artes, grupos de cidadania e cursos de jardinagem e paisagismo. Outro projeto que visa promover cidadania é o “Jovem Vencedor”, iniciativa da UBSF Jardim Sofia que visa combater a vulnerabilidade dos jovens do bairro, incentivando-os para a prática de esportes, promoção da cultura, convivência comunitária e cuidados com o meio ambiente, além de encaminhá-los ao mercado de trabalho como jovens aprendizes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                            Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
              Tema: Montecchios e Capuletos  

o   Se os Montecchios e os Capuletos fossem brasileiros e vivessem hoje, com certeza eles estariam divergindo sobre a política, o feminismo e a cultura do estupro. O programa irá mostrar as divergências que existem em uma família ligada às redes sociais, onde no final, a correria é para ver quem fica com a última palavra.
Em Família: Quarta, 20h
              Domingo, 16h
              Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Movimento ocupa Minc

o   Todos os estados brasileiros e instituições públicas de cultura estão ocupadas por artistas. Numa enxurrada de notícias sobre retrocessos sociais, o foco de resistência do Ocupa MinC RJ surge no horizonte como um esconderijo de salvação na cidade do Rio de Janeiro. 
Unidiversidade:
Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis