quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Unidade de Saúde da FMP/Fase cria grupo de convivência para idosas

Promover a saúde através de dinâmicas de integração tem se tornado um método cada vez mais utilizado pelas Unidades de Saúde da Família mantidas pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). Através do projeto “Aqui Tem Encontro”, um grupo de idosas de Nova Cascatinha tem a oportunidade de participar de um espaço de convivência para a socialização, onde são fortalecidos os vínculos com a comunidade e discutidos os processos de adoecimento. A iniciativa é da equipe da unidade atuante na região e de alunos de Enfermagem, Medicina e Nutrição da faculdade.

O projeto surgiu a partir da constatação de uma numerosa população de idosos na região e da baixa oferta de atividades de lazer para esse público. Hoje, o grupo conta com 20 integrantes. “Tivemos uma experiência bem interessante com uma das idosas que frequentam o grupo. Ao longo dos anos, foi ficando impossibilitada devido a problemas de saúde e já não saía mais de casa por precisar do auxílio de cadeira de rodas. Quando iniciamos o grupo, escolhemos esta paciente para ser a responsável pelo caixa pequeno para realizarmos um lanche ao final de nossos encontros. Com essa atitude, nós observamos o quanto a paciente ficou feliz em estar sendo útil para alguém”, comenta Camila Mendoza, enfermeira responsável pela USF de Nova Cascatinha.

Os encontros são realizados quinzenalmente, às segundas-feiras, e consistem em sessões de cinema, rodas de conversa, bingo, terapia em grupo, além de festas e muitos passeios. “Acho de grande valia essa estratégia, pois acredito que temos muito o que aprender com suas experiências de vida e, ao mesmo tempo, a troca de conhecimentos que eles nos proporcionam é riquíssima. É muito gratificante para nós, enquanto equipe, poder estar resgatando a autoestima dessas idosas”, finaliza Camila.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis