terça-feira, 22 de setembro de 2009

Palestra Excelência na Prestação de Serviços



A Faculdade Arthur Sá Earp recebe na próxima quarta - feira David Neeleman, fundador da Azul Linhas Áereas, umas das maiores companhias de aviação do país.
Nascido em São Paulo, David Neeleman é filho de um repórter da UPI que, na época, estava trabalhando no Brasil. Logo que completou 7 anos, a família voltou para os Estados Unidos, para Salt Lake City, em Utah, onde o jovem prosseguiu com os estudos. Anos mais tarde, com 18 anos, retornou ao Brasil, desta vez como missionário Mórmon e foi para o Rio de Janeiro e para o Nordeste, pregar nas favelas. (Similarmente, seu filho mais velho está atualmente em missão no Brasil) De volta aos Estados Unidos, Neeleman começou a vida profissional vendendo pacotes turísticos para o Havaí, depois foi trabalhar na Morris Travel, onde ajudou a transformar a empresa de agência de viagem a arrendadora, e, depois, operadora de aeronaves. Numa ascensão espantosa, a Morris Air acabou sendo comprada pela Southwest, graças à eficiência do esquema criado por Neeleman e equipe.
Na indústria da aviação, várias inovações são atribuídas a David Neeleman, entre elas a invenção do bilhete eletrônico e a TV ao vivo a bordo das aeronaves. Foi ele quem criou a Live TV, empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo para aviões. O executivo também tem participação na Open Skies, uma companhia voltada para a administração de receita, recursos e reservas com base na internet, que vem substituindo os pesados e onerosos sistemas CRS (Computer Reservation Systems) nas companhias aéreas. A Gol, por exemplo, é cliente da Open Skies.
Após a venda da Morris Air, Neeleman ainda trabalhou por seis meses na Southwest e, depois disso, por força de contrato, não podia atuar em outra empresa aérea norte-americana por cinco anos. Foi, então, para Calgary, no Canadá, onde começou a desenvolver e aplicar as idéias inovadoras na WestJet, transformando a companhia em um case de sucesso. Muitos destes conceitos seriam aplicados mais tarde na JetBlue.
A nova companhia começou a ser criada em 1999, tendo como base Nova York, e fez o primeiro vôo em 11 de fevereiro de 2000, entre Nova York - JFK e Fort Lauderdale. No ano seguinte, a JetBlue já foi eleita a melhor em vôos domésticos nos Estados Unidos e daí em diante não parou de colecionar prêmios. Hoje se destaca pela alta qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e conta com mais de 100 jatos A320 e 200 Embraer 190 em operação ou em vias de entrar em serviço. Serve 53 cidades, com 550 vôos diários e diferenciais como, todos os assentos marcados, sem bilhetes.
A empresa diferencia-se pela alta qualidade dos serviços, recebendo prêmios desde sua fundação. Ao mesmo tempo, a companhia vem experimentando um vigoroso crescimento, com vendas na casa de US$ 3 bilhões ao ano.
Fundou a Azul em 03 de janeiro de 2008, para oferecer no mercado brasileiro a mesma qualidade de serviços que seus clientes dos Estados Unidos e do Canadá já se acostumaram.
A empresa já conta com 12 aviões, e já transportou mais de 850.000 clientes.

* Clique nas fotos abaixo para ler a matéria publicada na revista Dinheiro - 24/06/2009







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis