segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Centro Cultural FASE traz filmes científicos

O Centro Cultural FASE traz durante esta semana filmes científicos do Ver Ciência 2009. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em parceria com o município.
Amanhã é a vez do filme Ciência para a Saúde II:

CORAÇÃO FISICO DE OSTWALD Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) 1942
O episódio exibe uma gota de mercúrio puro e mostra que, na presença de uma solução fraca de ácido sulfúrico e bicromato de potássio, ela pulsa se for tocada por uma agulha de aço. O filme faz uma interessante demonstração de curiosos efeitos eletro-químicos.

O Trabalho do Neurocientista Miguel Nicolélis - parte 1 Série Espaço Aberto C&T
O programa focaliza o médico paulista Miguel Nicolélis, um dos maiores nomes na área da neurociência. Professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos, é considerado forte candidato a trazer um Prêmio Nobel para o Brasil. Entre suas pesquisas na área, uma nova cirurgia, a ser realizada em janeiro próximo, que implantará um chip no cérebro para atenuar os tremores e a imobilidade provocada pelo mal de Parkinson. Ao mesmo tempo, vai ajudar a mapear o cérebro para ser desenvolvida a neuroprótese, que permitirá a um tetraplégico caminhar.

MIOCARDIO EM CULTURA
No documentário são focalizadas as pesquisas biofísicas realizadas pelo médico, cientista, ensaísta e diplomata Carlos Chagas Filho. Destaca-se também um estudo sobre potências elétricas do miocárdio embrionário da galinha.

O Trabalho do Neurocientista Miguel Nicolélis - parte 2
O Instituto Internacional de Neurociência de Natal, idealizado por Miguel Nicolélis, tornou o Rio Grande do Norte referência em pesquisa biomédica e desenvolve também um trabalho social inovador em educação de ciências para crianças e assistência de saúde materna. Em Macaíba, no mesmo estado, onde um terço dos habitantes são analfabetos e 40% das crianças são classificadas como indigentes pelo IBGE, Nicolélis criou um centro de pesquisas e uma escola regular e está desenvolvendo um centro esportivo. A idéia de neurocientista é mostrar que é possível produzir ciência de alto nível fora do eixo Rio-São Paulo e, com isso, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte.

A exibição acontece em dois horários: 15h e 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis