terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Centro Cultural Casa Hercílio Esteves, da Faculdade de Medicina de Petrópolis/ FASE inaugurará em 23 de agosto a exposição “Corpo- Anatomia, Arte, Tecnologia”. A mostra pretende trabalhar de maneira estética todo nosso aparato biológico, mostrando de forma didática o papel desempenhado por cada sistema dentro do organismo humano. A iniciativa é parte inicial de um projeto que pretende criar um museu dedicado à anatomia humana em Petrópolis.

Serão ao todo sete seções: cinco compreendendo os sistemas do corpo humano (reprodutor, circulatório, respiratório, nervoso e locomotor) e outras duas sobre diagnósticos médicos e tecnologias e sentidos. No sistema reprodutor, o visitante verá a constituição óssea dos sistemas reprodutor masculino e feminino. Mais à frente, serão expostos tórax, medula, corações, encéfalos e várias outras partes integrantes dos sistemas do corpo humano, finalizadas por uma peça de corpo inteiro demonstrando a harmonia entre os sistemas ósseo, articular e muscular.

Fetos em resina

Outra atração será a prototipia desenvolvida pelo designer Jorge Lopes, que protagonizará a seção dos sentidos. Trata-se de esculturas de fetos feitas em resina, a partir das imagens obtidas em exames de ultrassom, mantendo as proporções reais do feto. A técnica auxilia na detecção de problemas com a saúde dos bebês e oferece aos futuros pais a possibilidade de ver uma imagem palpável do bebê. “A nossa intenção foi fugir do caráter médico e laboratorial que as imagens do corpo humano remetem ao nosso imaginário. Apresentamos os órgãos humanos no contexto dos temas apresentados e de forma esteticamente agradável ao público, procurando desvendar os mistérios do corpo humano, uma das grandes buscas da humanidade. Pela visita à exposição, as pessoas verão como nosso corpo é um festival de tecnologia”, ressalta Cláudio Partes, responsável pelo design e produção da exposição.

As seis partes da mostra são interdependentes, permitindo uma visita fora do roteiro indicado pelo arranjo da exposição, de acordo com os interesses do visitante. A mostra é aberta a todo tipo de público, e agendará visitas guiadas de alunos dos ensinos fundamental e médio, já que um dos objetivos da exposição é imagetizar o funcionamento do corpo humano. Os órgãos, por demandarem cuidados especiais de conservação, serão expostos em aquários com conservantes. Serão exibidas cerca de 20 “peças” do corpo humano.


Exposição traz órgãos afetados por doenças

Novidade em termos de concepção e montagem na região serrana, a exposição sobre o corpo humano colocará o público em contato direto com males geralmente mistificados, como a cirrose e o AVC. Através da exposição comparativa de, por exemplo, um fígado afetado pela cirrose e outro saudável, o visitante poderá ter uma percepção mais clara sobre os malefícios causados pelo álcool. Da mesma forma, o visitante poderá comparar um pulmão saudável com outro danificado pelos malefícios do cigarro. “A exposição pode servir como forma de dar mais impacto a campanhas de prevenção na área da saúde. Por meio da anatomia patológica, pretendemos deixar mais claro aos olhos do público os efeitos nocivos de determinados maus-hábitos”, explica Marco Aurélio, coordenador da exposição.

A ideia dos organizadores é, depois da exposição, viabilizar um laboratório para desenvolver a técnica de plastinação no país – a mesma utilizada na exposição do norte americano Roy Glover, que esteve no Rio no final de 2008 – para então tornar possível o museu. A exposição ficará na ativa até 30 de abril de 2011.


Exposição Corpo – Anatomia, Arte, Tecnologia

Local: Centro Cultural FASE/ Faculdade de Medicina de Petrópolis – Casa Hercílio Esteves – Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro/ Petrópolis – RJ

Preço: Evento gratuito

Horário: Seg. a Sex. – 09h às 20h / Sábado – 09h às 13h

Pré-agendamentos: 2244-6464 (André)

Telefone de contato: 2244-64464

Classificação etária: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis