sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Exposições gratuitas sobre o corpo humano

O campus da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) abriga três exposições sobre o funcionamento do corpo humano: Vias do Coração, Dengue e Corpo: anatomia, arte e tecnologia. As duas primeiras, assim como a mostra Circuito Tela Verde, com curtas amadores sobre a questão ambiental, fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“Essas exposições consolidam a FMP/Fase como referência na área de educação médica e em saúde. Além de formar médicos, acreditamos que é muito importante apresentar de forma lúdica ao público em geral como podemos prevenir doenças. Isso é importante principalmente para o público infanto-juvenil em fase de formação de hábitos que os acompanharão por toda a vida, como a alimentação e a prática de esportes”, explica o coordenador de projetos especiais da instituição, Ricardo Tammela.

As exposições são gratuitas e as escolas interessadas podem agendar visitas guiadas para seus alunos.

Vias do Coração e Dengue – As exposições integram o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida/COC/Fiocruz. O formato de Vias do Coração é compacto, estruturado em várias estações, de forma evolutiva e lúdica. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

Dengue traz informações sobre a propagação da doença no mundo desde a sua descoberta, em 1779, por David Bylon, até os dias atuais. Em painéis ilustrados, o visitante encontra informações sobre o vírus, o ciclo de transmissão da doença, os sintomas, além de curiosidades, como o número de ovos colocados pela fêmea do mosquito transmissor. As fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti também poderão ser vistas no microscópio e em lupa. O objetivo é sensibilizar a população para combater a doença. Ambas exposições ficam em cartaz até o dia 24 de outubro.

Circuito Tela Verde – Serão exibidos 15 curtas. A exibição será no Auditório do Centro Cultural FASE – FMP, Casa Hercílio Esteves, nos dias 20 e 21 de outubro, das 9h às 12h.


Corpo: Anatomia, Arte e Tecnologia – A mostra, com cerca de 30 peças, apresenta de forma didática o papel desempenhado por cada sistema do organismo humano e está dividida em sete seções: cinco compreendendo os sistemas reprodutor, circulatório, respiratório, nervoso e locomotor e outras duas sobre diagnósticos médicos e tecnologia e sentidos.

A constituição óssea dos sistemas reprodutores feminino e masculino é mostrada na seção destinada ao nosso sistema de reprodução. Também estão expostos tórax, medula, corações, encéfalos e várias outras partes integrantes dos sistemas do corpo humano, finalizadas por uma peça de corpo inteiro demonstrando a harmonia entre os sistemas ósseo, articular e muscular. A exposição, que será realizada até 30 de abril, tem curadoria do médico e professor de anatomia Marco Aurélio da Fonseca Passos.


Local: Centro Cultural FASE / Faculdade de Medicina de Petrópolis – Casa Hercílio Esteves – Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro/ Petrópolis – RJ

Preço: Evento gratuito

Horário: Seg. a Sex. – 9h às 20h / Sábado – 9h às 13h

Pré-agendamentos: (24) 2244-6464
Telefone de contato: (24) 2244-6464
Classificação etária: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis