quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FMP garante extensão do Programa de Residência Médica em Neonatologia

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) decidiu a favor da extensão do Programa de Neonatologia, oferecido pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), prolongando sua duração de um para dois anos, segundo o processo nº 1509/2011.

O Hospital de Ensino Alcides Carneiro, cujo Pavilhão de Ensino pertence à FMP, recebeu, em agosto, uma visita técnica da Comissão Estadual de Residência Médica do Rio de Janeiro (CEREMERJ), vinculada ao Ministério da Educação, que avaliou o Programa de Residência em Neonatologia de todas as instituições que possuem residência médica nessa área.


Uma resolução da CNRM aumentou o tempo de duração da residência em neonatologia de um para dois anos, sendo necessário, portanto, o recredenciamento dos programas que atendem aos requisitos mínimos exigidos, como condições de trabalho, infraestrutura, suporte acadêmico, qualificação dos professores, entre outros.


Segundo o coordenador geral de residências médicas da Faculdade de Medicina de Petrópolis, “este recredenciamento será fundamental para que possamos contribuir para a formação de novos especialistas, pois a neonatologia é uma área de atuação do pediatra, que tem um maior contato com crianças recém-nascidas e prematuras, com necessidade de tratamento médico”, disse o Dr. Miguel Koury.


A Faculdade de Medicina de Petrópolis incluiu, em 2009, o Programa de Residência Médica (PRM) em Neonatologia para atender a uma demanda da região, que carece de profissionais especialistas na área, sendo a única instituição serrana a possuir esse programa. A FMP também possui PRMs nas seguintes áreas: Pediatria, Cirurgia Clínica, Saúde da Família, Terapia Intensiva de Adultos, Anestesiologia e Ginecologia Obstetrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis