terça-feira, 23 de outubro de 2012

PSF Nova Cascatinha promove gincana sobre lixo para crianças


A criançada teve diversão garantida no PSF Nova Cascatinha, gerido pela FMP/Fase, no sábado (dia 06/10). O Posto promoveu a Gincana do Lixo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação ambiental atrelada à qualidade de vida. Com uma programação divertida, o evento incluiu oficinas de reciclagem, contação de histórias e um jogo animado com premiações.
A ação foi proposta para incentivar uma série de iniciativas dentro da comunidade, como a coleta seletiva de lixo, ações de reciclagem que visem o aproveitamento do lixo para construção de outros materiais (poltrona de garrafa PET, brinquedos, tapetes de retalhos, decoração de vidros, e outros objetos úteis), além do reaproveitamento de alimentos, visando reduzir o desperdício. 

Para realizar a atividade, as crianças foram organizadas em grupos, coordenados por um agente do meio ambiente, para participarem de duas etapas da gincana, que visavam o recolhimento de materiais recicláveis e alimentos. No sábado, quando aconteceu a segunda etapa, houve a contabilização dos pontos de acordo com cada material entregue, que pêde ser latinhas de alumínio, garrafas Pet, caixa de leite/suco, tecido, jornais, revistas, entre outros.  Independente da pontuação, a gincana premiou todos os participantes.

Estação Solidária

A Gincana do Lixo faz parte de uma série de iniciativas propostas por alunos, professores da FMP/Fase e agentes do Programa de Saúde da Família, com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida dos moradores da comunidade Nova Cascatinha, por meio de ações de mobilização e educação.  

Futuramente, o projeto pode se tornar ainda maior, a partir da criação de um espaço, denominado “Estação Solidária”, que contribuirá para o desenvolvimento sustentável e tecnológico da comunidade, assim como o monitoramento de interações cooperativas vivenciadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis