A
Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase, atenta às inovações na área da
educação, vem investindo em novas metodologias de ensino que unem a teoria à
prática. Programas, já em andamento, foram apresentados durante a última etapa
da Capacitação Docente, realizada pelo Núcleo Pedagógico da instituição, em
dezembro. Na ocasião, as professoras Solange Barillo e Cristina Ezequiel, da
disciplina de Clínica Médica, e o professor Augusto Pereira Bastos, da
disciplina de Parasitologia, compartilharam suas experiências pedagógicas, tendo
em vista os resultados satisfatórios obtidos no aprendizado dos acadêmicos.
Durante o
encontro, o professor Augusto Pereira Bastos apresentou uma ideia inédita na
área de metodologia ativa, que segue novas tendências determinadas pelo
Ministério da Educação, onde
os alunos
participam da solução de problemas reais, criados por eles mesmos. Dessa forma, o estudante sai da
posição de passividade para a posição de sujeito ativo com relação à construção
do conhecimento. Há dois
anos, alunos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da FMP/Fase vêm realizando
estudos através da problematização, sendo estes dois últimos cursos com a
análise de uma cidade fictícia montada pelos próprios acadêmicos.
Para ele,
o perfil do estudante de hoje não aceita mais os métodos convencionais de
ensino, onde o conhecimento é passado do professor para o aluno em sala de
aula. “O jovem de hoje em dia é muito ansioso e, por isso, capaz de realizar
inúmeras tarefas ao mesmo tempo, somando a isso dificuldade de concentração e
hiperatividade. Com esse programa, proponho a troca de conhecimento entre os
próprios alunos e o professor, tendo em vista que não dá mais para avaliar
somente com prova semestral”, afirma.
Segundo
Augusto, o programa tem início a partir de sete passos principais: leitura da
situação-problema pelos alunos, fornecida pelo professor; identificação dos
problemas; elaboração de hipóteses; resumo da hipótese; construção do objetivo
do estudo; estudo individual dos assuntos abordados; e discussão dos resultados
obtidos individualmente. Dessa forma é possível aprender lições sobre Saúde
Pública, Medicina Diagnóstica Coletiva; Parasitologia; Microbiologia; Atenção
Básica, Secundária e Terciária; Saúde Mental; e até mesmo características do
SUS (Sistema Único de Saúde).
Além
disso, o programa também conta com Consultoria On-line e Telefônica para que os
alunos entrem em contato com o professor sempre que precisarem de informações e
para tirar dúvidas. Para Augusto, a adesão tem sido positiva, com cerca de 170
consultorias ministradas aos acadêmicos, desde que o programa foi implantado,
demonstrando interesse no novo método de ensino.
O
programa também conta com a atividade voluntária de Recuperação Paralela. “Sabendo,
através da avaliação de competências, as lacunas deixadas pelos alunos, eu faço
a reposição e o acompanhamento on-line ou presencial dele”, explica.
As
professoras Cristina Ezequiel e Solange Barillo, da disciplina de Clínica
Médica também acreditam na troca de experiências entre alunos e professores. Há
10 anos trabalham com o acolhimento dos acadêmicos nas aulas práticas que
ocorrem nas enfermarias do CRA (Centro de Referência de Assistência Social),
utilizando a técnica da problematização seguida de retorno do problema para os
alunos. Elas também estimulam a iniciação científica, o trabalho em equipe, e a
humanização através de análises em grupo para estimular a aprendizagem.
As
professoras garantem benefícios aos alunos, desde que haja estímulo à
criatividade, à crítica construtiva, e ao entusiasmo, sempre aliados ao binômio
teoria-prática. “Muitas vezes o profissional tem que resolver o problema do
doente, apesar das frustrações ao longo do caminho, e com os instrumentos que
tiver. Por isso, incentivamos a troca de conhecimentos e o acolhimento para que
os jovens médicos e enfermeiros saibam lidar com esse tipo de situação de forma
mais humanizada”, comenta Solange.
Professor Augusto Pereira Bastos
Professoras Cristina Ezequiel e Solange Barillo
Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves - diretora da Fase
Abílio Aranha - coordenador geral de Ensino
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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis