terça-feira, 18 de junho de 2013

FMP/Fase promove treinamento sobre primeiros socorros


Apesar do feriado de Corpus Christi ter registrado uma quantidade inferior de acidentes na BR-040 - 46% menor se comparado ao último ano - a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) mantém a preocupação em contribuir na diminuição do índice de ocorrências no trânsito. Por conta disso, em junho, a instituição promoveu no pátio do campus “O Grande Acidente”, um evento que consiste em simular o atendimento inicial de um acidente com múltiplas vítimas, através de um cenário temático que se aproxime da realidade.

O objetivo é mostrar como um treinamento de qualidade pode determinar a eficácia da prestação de socorro a vítimas de acidente de trânsito e de que forma procedimentos equivocados podem contribuir para a piora das lesões. Realizado pela Liga de Trauma e Emergência da FMP/Fase, a simulação transcorreu sob uma tragédia, em meio a uma cena realística que envolveu um carro e uma moto batidos, e pessoas (no caso, alunos) feridas.

De acordo com o presidente da Liga, Bruno de Oliveira, este aprendizado é necessário para apresentar a necessidade da prevenção de acidentes, além de conscientizar os alunos participantes quanto à responsabilidade que terão como futuros médicos e enfermeiros e seu compromisso com a sociedade.

“Criamos situações completamente diferentes, que exigem atendimentos específicos. No final da atividade apresentamos todos os erros cometidos pelos alunos e ensinamos a forma correta de como agir”, comentou o presidente, e acrescentou: “A atuação da Liga não se limita apenas à faculdade. Desenvolvemos trabalhos semelhantes também na orientação e treinamento aos funcionários do Museu Imperial e aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas do município”.

Acompanhando de perto a ação dos estudantes no Campus da Fase, a cabo do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Daniela Branco, destacou que erros no primeiro atendimento podem agravar o problema. “A primeira medida após um acidente é ligar para o Corpo de Bombeiros. Em paralelo, o cidadão vai passando as informações sobre a situação da vítima, através do 193. Desta forma, conseguimos dar o passo a passo adequado enquanto a vítima aguarda a chegada dos Bombeiros. Qualquer atitude equivocada poderá resultar em novas lesões na vítima”, disse.

Para o aluno do 1º ano de Medicina, Jayme Eduardo, o resultado final do simulado foi positivo. “Aprendi bastante hoje. Não tinha a mínima noção do que fazer naquele momento. Tive que remover uma vítima do carro acidentado e não sabia como, mas nos foram passadas orientações e conseguimos tomar as decisões certas”, finalizou o estudante.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis