quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto Social da FMP/Fase é destaque em arrecadação no país


Primeira colocada em arrecadação de anéis de lata em todo o estado do Rio de Janeiro e detentora da segunda posição no cenário nacional, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) realizou, na tarde de ontem (25), a doação de mais quatro cadeiras de rodas aos pacientes atendidos por suas unidades de saúde.

Até o momento, a campanha “Anel de Solidariedade” já recolheu 1 tonelada de anéis de lata, o equivalente a 13 cadeiras de rodas, que estão sendo entregues a integrantes das comunidades petropolitanas. Com o crescente envolvimento da população, o projeto traçou um novo objetivo: arrecadar quatro toneladas de anéis.

“No início, as pessoas não acreditavam que daria certo a campanha, mas estamos provando o contrário. Agradecemos todo o apoio do Centro Cultural da faculdade para o sucesso da iniciativa. É bom ver o resultado positivo da campanha”, revelou a estudante do 5º ano de Medicina e uma das idealizadoras do projeto, Vanessa Pita.

As cadeiras foram doadas ao Departamento de Doenças Infectoparasitárias (DIP), e Postos de Saúde da Família nos bairros Boa Vista, Machado Fagundes e Estrada da Saudade. Para conseguir as quatro unidades, os alunos tiveram que arrecadar 320 kg de anéis de alumínio, divididos em 480 garrafas PET.

Por conta da dificuldade que os pacientes enfrentam para locomoção, todas as cadeiras foram entregues aos familiares ou membros ligados à família, como o caso do morador do bairro Estrada da Saudade, Abel Rocha, que recebeu uma das cadeiras representando a sogra, Mercedes de Souza, de 78 anos, que sofre de diabetes.

“Fico feliz em receber a cadeira de rodas, pois sei dos problemas enfrentados pela minha sogra no dia a dia. Além da idade, a falta desse instrumento torna a vida extremamente limitada. Agora, ela poderá deixar as muletas e fazer um passeio tranquilo”, comemorou. Outro paciente beneficiado é Ademar Antônio, representado por sua mãe Josephina Rita Xavier Antônio, do Boa Vista. Ela conta que o filho, de 44 anos, sofre de paralisia cerebral. “Ele nasceu assim. A gente até tem uma cadeira muito antiga, que quebrou várias vezes e não fecha mais, por isso não dava pra levar ele pra passear, tomar sol, mas agora vai dar”, disse.

O presidente da Associação Pró-Deficiente, Marcelo Silveira, também esteve presente no evento e destacou a importância da iniciativa. “Muitas pessoas estão aderindo à campanha, o que nos faz alcançar nossos objetivos. É um sentimento gratificante ver um grupo de jovens que pensam no futuro, se preparando para serem bons profissionais e com responsabilidade social. Uma cadeira tem um alto custo e quanto mais rápido for o recolhimento de anéis, mais rápido uma cadeira será disponibilizada para quem precisa”, concluiu.

A campanha

Apresentada por uma das alunas, a iniciativa recebeu o apoio da instituição e conquistou mais adeptos.  Atualmente, o grupo é formado por estudantes de Medicina.

A campanha acontece com a parceria da empresa FRATO Ferramentas, que transforma anéis de alumínio em cadeiras. Desta forma, cada 120 garrafas PET cheias de anéis (aproximadamente 80 kg de alumínio) equivalem a uma cadeira de rodas.

Quem estiver interessado em contribuir com a causa pode entrar em contato através do e-mail anelsolidario@yahoo.com.br ou entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis