quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cursos de graduação de Petrópolis estão entre os melhores do Rio, segundo Enade



De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no último dia 7, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2012, colocou os cursos de Administração e Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) entre os 15 cursos do Rio de Janeiro que alcançaram a nota máxima (5, na escala de 1 a 5).

Em Administração, a Fase é a primeira colocada do município, quarta em todo estado do Rio de Janeiro e 41ª no país, em um total de 1.554 cursos. Já o curso de Gestão em Recursos Humanos obteve as seguintes colocações: 1º na cidade, 1º no estado do RJ e 7º no cenário nacional.

Para o coordenador dos cursos de Administração e tecnológicos, profº Levi Pereira Granja de Souza, o envolvimento e o empenho do corpo docente e discente são fundamentais para a conquista de boas avaliações junto ao MEC - principal ferramenta para medir e comprovar a qualidade do aprendizado de uma instituição.

“Os bons resultados dos cursos de administração e gestão de recursos humanos se devem, em especial, pelo compromisso dos alunos e dos professores com este tipo de avaliação e pelo método de ensino-aprendizagem que os cursos adotam. A essência deste método é seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos com disciplina e qualidade das aulas ministradas pelos nossos professores, assim como a motivação que os alunos e professores têm em pertencer à instituição e ao curso, gerando uma cultura de trabalho que se confirma nesses resultados”, avaliou o coordenador.

O Enade funciona em sistema de ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam e concluem os cursos de educação superior. A edição de 2012 contemplou as áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Segundo o MEC foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

Este é apenas um dos avanços conseguidos pela FMP/Fase, que nos anos anteriores recebeu a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), incluindo a instituição no rol das melhores faculdades do país de formação de alunos na área de Saúde. Na ocasião, os quesitos avaliados foram infraestrutura, gestão, corpo docente, grade curricular, pesquisa e responsabilidade da instituição na região em que atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis