segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Confira as receitas preparadas pela FMP/Fase durante o 13º Petrópolis Gourmet

A oficina "Jeitinho Brasileiro - utilização dos alimentos sem desperdício” reaproveitou os talos e cascas, que são mais ricos em nutrientes e fibras do que as partes que estamos acostumados a ingerir, e muitas vezes não utilizamos, ocorrendo o desperdício. Sendo assim, a oficina teve como objetivo passar algumas receitas sobre como aproveitar os alimentos na sua totalidade e transformar aquela preparação que sobrou do dia anterior, utilizando a criatividade. A oficina foi coordenada pela professora da FMP/Fase, Elenice Araújo e pela aluna Juliana Milone Garcia.

Receitas:  

Bolinho de Batata com casca
2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de salsinha picada
Sal a gosto
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador, colocar a massa em uma tigela, acrescentar os ovos, a farinha de trigo, o sal e o fermento. Misturar bem, aquecer o óleo e fritar os bolinhos a colheradas.


Geleia de casca de frutas
2 cascas de maça
2 cascas de goiaba
2 cascas de pera
1 xícara de chá de mamão
3 xícaras de chá de água
8 colheres de açúcar demerara
Modo de preparo:
Em uma panela coloque as 2 xícaras de chá de água as cascas de maça, pera e goiaba, deixe ferver. Em outra panela coloque as cascas de mamão com o mamão com uma xícara de chá de água e deixe ferver ate amolecer. Após o cozimento despeje essa mistura de mamão mais as cascas de frutas no liquidificador, deixe formar um purê de frutas com açúcar demerara e deixe cozinhar ate atingir o ponto de geleia.


Bolo de agrião
4 ovos
½ maço de agrião
150 ml de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xicaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata as gemas, o agrião, o óleo e o açúcar no liquidificador
Em seguida despeje em uma vasilha e acrescente a farinhas, as claras em neve e por ultimo o fermento.
Mexa bem, leve ao forno entre 30 a 40 minutos, até ficar dourado.


Lasanha de arroz
Molho branco
200g de muçarela
200g de presunto
50g de queijo ralado
Sobras de arroz
Modo de preparo:
Pegue a sobra de arroz misture como o molho e espalhe em uma travessa, coloque as fatias de presunto e muçarela intercaladas. Na ultima camada coloque queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
 

Patê de Talos
3 colheres de sopa de talo de beterraba
3 colheres de sopa de talo de espinafre
1 copo de requeijão light
(salsinha, orégano e manjericão a gosto)
1 unidade de ricota
Modo de preparo:
Lavar bem os talos, coloque no liquidificador 1 copo de requeijão e meia ricota, bata tudo ate ficar uma pasta. Sirva com torradas.
 

Casca de laranja cristalizada
Casca de 8 laranjas
1 litro de água
1 xícara chá de açúcar demerara
Para calda:
3 xícaras de chá de açúcar demerara
2 xícaras de chá de água
Modo de preparo: Lavar muito bem as cascas e cortar em tirinhas levar ao fogo com água, deixar cozinhar, jogar água, deixar cozinhar bem , depois jogar a água fora e lavar bem as cascas em água corrente e reservar. Calda: Em uma panela colocar o açúcar e a água e levar ao fogo para ferver. Quando começar a engrossar acrescente as cascas. Deixe cozinhar, depois espere esfriar e escorra a calda e passe no açúcar demerara e deixe secar.


A oficina sobre "Sucos Funcionais, com utilização de frutas tropicais" foi realizada no dia 22, com a profª da FMP/Fase, Elenice Araújo, e a aluna de Nutrição Juliana Milone Garcia, que ensinaram a preparar sucos caseiros com frutas do dia-a-dia que, se combinados com ingredientes especiais, podem se tornar aliados na prevenção de diversas doenças que atingem o século XXI.


Receitas:  
Suco funcional de frutas vermelhas
Ingredientes:
4 unidades de morango
4 unidades de amora
200 ml de suco de uva integral
15g de quinoa em flocos
5g de semente de chia
3 unidades de goji berry
Modo de preparo: Modo de preparo: Lave bem as frutas e as folhas em água corrente e deixe de molho no hipoclorito, deixe-as em imersão por 15 minutos, bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto, de preferência com mel.
Rendimento: 1 porção.
Benefícios: ação antioxidante, fonte de Omega 3, anti-inflamatório, auxilia na redução de colesterol e hipertensão arterial, melhora o sistema imunológico, sendo este responsável por nossas defesas naturais.


Shomotie de morango e mamão
Ingredientes:
¼ de mamão papaia
4 morangos grandes
250 ml de água de coco
1 colher de sobremesa de chá de maca peruana
1 colher de sobremesa de semente de chia
Modo de preparo: :Lave bem as frutas e as folhas em água corrente e deixe de molho no hipoclorito, deixe-as em imersão por 15 minutos, bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto, de preferência com mel.
Rendimento: 1 porção.
Benefícios: Auxilia na redução da pressão arterial, regula os níveis de colesterol, rico em Omega 3, podendo controlar a ansiedade e até mesmo a depressão.


Energético natural
Ingredientes:
200 ml de chá verde
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de guaraná em pó
4 unidades de morango
1 colher de sobremesa de maca peruana
Modo de preparo: Faça o chá verde, esquentando a água ( a mesma não deve ferver), depois coloque a água em uma xícara com 5g de folhas ( 1 colher de chá), abafe a preparação por aproximadamente 6 minutos, depois bata o chá com o restante dos ingredientes no liquidificador, adoce a gosto, de preferência com mel.
Rendimento: 1porção.
Benefícios: Rico em catequinas, composto presente tanto no chá verde, quanto no cacau em pó. O mesmo é capaz de reduzir riscos de doenças como câncer, doenças cardiovasculares. Esta preparação pode melhorar os níveis de colesterol, sendo boa fonte energética, e pode auxiliar na perda de peso.
 

Suco funcional de abacate
Ingredientes:
6 ameixas sem caroço
2 peras maduras cortadas em pedaços
1 abacate sem casca cortado ao meio
1 colher de sobremesa de linhaça dourada
1 colher de amaranto em flocos
200 ml de água de coco
Modo de preparo: Lave todos os ingredientes, deixando-os por imersão no hipoclorito por 15 minutos, bata todos os ingredientes no liquidificador.
Rendimento: 1 porção.
Benefícios: Contém potentes agentes antioxidantes, é rico em Omega 3, aminoácidos essenciais, diminui o risco de câncer, melhora os níveis de colesterol e pode prevenir doenças cardiovasculares.

A oficina de “Chá verde à brasileira – a erva como alimento funcional”  foi coordenada pela profª da FMP/Fase, Carolina Croccia, e a aluna de Nutrição, Natalia Oliveira, onde  mostraram os inúmeros benefícios do chá para a saúde e como ele pode ser facilmente inserido no dia a dia.

Receita: 
  • Uma colher de chá da folha de chá verde nivelada + uma xíca-ra de chá de água fer-vente (240ml) = Fazer a infusão por 5 minutos.
  • Um sachê de chá + 1/3 xícara de chá de água fervente (150ml) = Fazer a infusão por 6 minutos RECOMENDAÇÃO: 4-6 xícaras/dia
Atenção: Não utilizar cápsulas de chá verde! Elas contém elevadas concentra-ções e o consumo a longo prazo pode trazer prejuízos a saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis