quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aluno da FMP/Fase é premiado por pesquisa sobre diabetes

A 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz premiou este mês um aluno da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. Bruno Andrade Silva foi um dos contemplados com o Prêmio Melhor Apresentação da Modalidade Iniciação Científica do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, com trabalho sobre alternativas para prevenção do Diabetes Tipo 1.

Bruno está no terceiro ano de Medicina, fazendo estágio de iniciação científica no Laboratório de Imunologia da Fiocruz/Fase, com orientação do pesquisador José Orivaldo Mengel Júnior. “Ele foi um dos 24 premiados num conjunto de 208 trabalhos apresentados. Temos investido em pesquisas e acreditamos que é nosso papel contribuir para a criação do novo”, diz o coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da FMP/Fase, João Carlos de Miranda. “Essa é a nossa intenção, proporcionar o acesso de nossos alunos a grupos de excelência em pesquisa", completa a diretora Maria Isabel de Sá Earp.

O trabalho de Bruno tem o objetivo de identificar uma alternativa para a prevenção do Diabetes Tipo 1 no microorganismo causador da Doença de Chagas, oTrypanosoma cruzi. O estudo  já identificou que há  condição para a prevenção e também reversão do diabetes identificado precocemente. Mas, segundo o aluno, ainda são necessários testes para identificar que parte ou partes do Trypanosoma cruzi assegurem esse resultado antes de se partir para os ensaios clínicos.

Aos 23 anos, Bruno está empolgado com a pesquisa e se sente gratificado por participar de um estudo que pode chegar a um medicamento que previna doença tão séria. Em relação ao futuro profissional, acredita que a definição da especialização que escolherá na carreira é a principal angústia dos estudantes de Medicina. “Acho a carreira científica rica, mas gostaria de conciliar a atuação na área clínica com a pesquisa”, diz.
  
O pesquisador José Orivaldo Mengel Júnior e o aluno do 3º ano de Medicina Bruno Andrade Silva

O aluno do curso de Medicina Bruno Andrade Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis