segunda-feira, 14 de julho de 2014

Aluno da FMP/Fase desenvolve projeto que esclarece formas de ingresso no Ensino Superior



Percebendo a necessidade de maiores orientações a estudantes de escolas públicas a respeito das formas de ingresso no Ensino Superior, o aluno de Gestão Pública da FMP/Fase, Romario Garcia, resolveu desenvolver um projeto para suprir essa carência de informações. Denominada de “Esclarecer”, a iniciativa teve início no ano passado e conta com a participação de alunos de outras instituições de ensino. 

Até o momento, o projeto já contemplou 265 jovens, que conheceram as modalidades de ensino, cursos e instituições disponíveis no município, além das formas de ingresso, como Enem, Sisu, Prouni, Fies, Educa Mais Brasil, Sisutec e Pronatec. Segundo Romario, já é possível identificar os resultados. “Um dado que me chamou bastante atenção é que 59% dos alunos entrevistados não sabiam como ingressar no ensino superior e hoje, através do projeto, vemos que o adolescente possui essas informações, apesar das variáveis do ingresso de uma pessoa no ensino superior”, explica.

Neste ano, o projeto já foi apresentado para o Ensino Médio do Colégio Estadual de Araras, que contou com exibição de vídeos, textos motivacionais, teste vocacional e um questionário que busca entender quais são as informações que os alunos possuem sobre o assunto, suas reais necessidades e, também, para identificar o resultado do projeto. A ideia é expandir a iniciativa à rede municipal de ensino, através de uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis, inserindo o conceito do projeto Esclarecer nas grades curriculares das escolas.

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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis