quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Alimentação saudável previne doenças durante o inverno


O inverno este ano está rigoroso com os petropolitanos. As baixas temperaturas estimulam aquela vontade de ficar em casa debaixo das cobertas e comer todas as delícias que esta estação sugere. Os mais diversos tipos de chocolates quentes, fondues, sopas, massas e uma infinidade de outras delícias que só de pensar já dá água na boca.

O que muitas pessoas não sabem é que, durante esse período de frio, ficamos mais propensos a infecções, principalmente as respiratórias. Para evitar que o organismo fique debilitado durante o inverno é importante manter uma alimentação rica em alimentos que contenham vitamina C (laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina e morango), pois eles fortalecem o sistema imunológico, protegendo o corpo de gripes e resfriados indesejados.

“No inverno é necessário que a pessoa tenha uma alimentação balanceada, para que o organismo funcione bem. Para agir de maneira preventiva, auxiliando o corpo a evitar estas infecções comuns no inverno, sugiro como aliada, além de uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em vitaminas, o consumo do chá de gengibre e mel”, ressalta a nutricionista, Janaína Carius.

A nutricionista explica que as baixas temperaturas auxiliam no aumento do apetite e as pessoas tendem a comer alimentos mais calóricos, pois no frio nosso organismo gasta mais calorias para manter a temperatura do corpo, então, a fome aumenta.

“É muito comum as pessoas comerem mais no inverno. Sempre tive hábitos saudáveis, mesmo antes de ingressar no curso de nutrição da Fase. Ano que vem, completarei 10 anos de formada e percebo o quanto o tema evoluiu na sociedade. É importante as pessoas se cuidarem, pois a boa alimentação é essencial para manter o corpo saudável”, frisa a nutricionista.

Ingerir líquidos e não descuidar do consumo de verduras e legumes durante esse período são medidas essenciais para passar o inverno saudável. Uma dica é o consumo de sopas ou caldos ao longo da estação.  Além de manterem o corpo aquecido, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais, que reforçam as defesas do organismo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis