Interatividade, informação em tempo real,
tecnologias digitais. Em um mundo cada vez mais conectado, fica difícil manter,
em sala de aula, a velha imagem do professor orador e dos alunos que
simplesmente recebem a informação. Essa mentalidade mudou e os profissionais da
Educação precisam se reinventar a cada dia para acompanhar os jovens, que
desejam a todo momento serem, eles, os protagonistas.
Essa é a visão da educadora Andrea Ramal, que já implementou programas
de formação de professores e gestores escolares em diversos países. “A gente
vive um paradoxo. Por um lado, uma mudança de cultura que rompe os modelos
tradicionais de educação, seja na forma de aprender ou aplicar o conhecimento.
Mas também há uma grande deficiência no ensino básico, o que acaba gerando
desafios para as instituições de ensino superior, que precisam ficar atentas às
novidades, tendências e práticas complementares para dar motivação ao aluno”, diz
Andrea, que também atua como comentarista sobre o tema na Rede Globo, no
telejornal Bom Dia Rio, e é colunista no portal G1.
A
temática está sendo abordada pelo Núcleo Pedagógico da Faculdade Arthur Sá Earp
Neto (FMP/Fase), através do Programa de Desenvolvimento Docente aplicado, a
cada semestre, com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar o método de
ensino-aprendizagem de seus professores.
“A capacitação começou, em 2009, apontando a dificuldade que tínhamos de lidar com a juventude que era totalmente diferente da nossa geração. Também tínhamos detectado uma necessidade de tornarmos o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, por isso a ideia da implementação de métodos ativos, pois através deles você provoca o aluno a buscar o conhecimento, e o estudante busca o conhecimento a partir do momento que aquilo tem significado para ele”, comenta Maria Thereza de Sá Earp, coordenadora do Núcleo.
“A capacitação começou, em 2009, apontando a dificuldade que tínhamos de lidar com a juventude que era totalmente diferente da nossa geração. Também tínhamos detectado uma necessidade de tornarmos o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, por isso a ideia da implementação de métodos ativos, pois através deles você provoca o aluno a buscar o conhecimento, e o estudante busca o conhecimento a partir do momento que aquilo tem significado para ele”, comenta Maria Thereza de Sá Earp, coordenadora do Núcleo.
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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis