Conectados, rápidos, impacientes. Essas são algumas das
características dos alunos que chegam hoje ao ensino superior. O novo perfil
dos universitários exige mudanças também na postura dos professores e das
instituições. Atenta a essa nova dinâmica, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade
Arthur Sá Earp Neto investe na capacitação contínua de seus profissionais.
“A capacitação começou, em
2009, pois se fazia necessário tornar o processo de ensino e aprendizagem mais
atrativo, por isso a ideia de implementação de métodos ativos, pois através
deles você provoca o aluno a buscar o conhecimento que tem significado para
ele”, comenta Maria Thereza de Sá Earp, coordenadora do Núcleo Pedagógico da
FMP/Fase.
Este ano, 116 professores participaram do Programa de
Capacitação Docente da FMP/Fase, que trouxe como tema “Desafios dos Docentes de Ensino Superior no Contexto Atual:
Metodologias Ativas", promovendo a troca de experiências entre os
professores e palestrantes, desenvolvendo técnicas mais atrativas para o processo
de ensino e aprendizagem , além de melhores formas de avaliar o aprendizado do
aluno.
“Nós não queremos mudar o que está dando certo, queremos fazer com que
os professores pensem que o aluno passivo que senta na sala de aula e só ouve e
recebe informação não condiz mais com um aluno do século XXI”, afirma a
professora e Psicóloga, Ana Helena Tibiriça Ramos Goldenstein.
As metodologias ativas têm como proposta fazer com que o aluno seja
responsável pela sua própria aprendizagem, buscando conhecimento através do
estímulo do professor.
Além do programação
de capacitação, a Faculdade... investe também na especialização de sua equipe
através de Cursos de Pós-Graduação em metodologias ativas para a área da saúde.
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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis