quarta-feira, 18 de março de 2015

Diretora da FMP/Fase é homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores

A homenagem foi realizada durante a 1ª edição do Prêmio Zilda Arns, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Em celebração ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Petrópolis realizou a primeira edição do Prêmio Drª Zilda Arns, concedido a mulheres de reconhecido mérito e notoriedade por ações realizadas à sociedade petropolitana. Uma das homenageadas foi a diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

As competências de Maria Isabel de Sá Earp já foram reconhecidas em outras ocasiões, com a entrega da “Medalha Koeller”, título concedido anualmente a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade, e o título “Mulheres de Ouro”, fornecido pelo pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, padre José Augusto Carneiro. A educadora, que tem como área de formação o Direito, também ocupa uma cadeira na Academia Petropolitana de Letras, desde 1998.

“Maria Isabel, além de ser uma grande amiga é uma empreendedora que luta para formar pessoas importantes para esse país. A FMP/Fase é referência na cidade por causa da pessoa batalhadora, dinâmica e guerreira que ela é, que abraçou a causa e sente prazer no que faz”, comentou o vereador Jorge Banerge, responsável pela indicação da diretora ao prêmio.

Para Maria Isabel, ser homenageada pela Câmara é uma honra e aumenta ainda mais seu compromisso perante a sociedade. “Receber esse prêmio só aumenta a nossa responsabilidade de desenvolver um trabalho que não só tenha como foco o direito e a promoção da mulher, mas também de toda a sociedade, principalmente da população mais excluída desse meio social”, disse.

A FMP/Fase apoia a campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e, no ano passado, criou o Observatório da Mulher, uma instância que conta com a parceria do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), para o mapeamento da aplicação das políticas e programas voltados para a Mulher em suas diferentes dimensões. Para isso, o projeto envolve alunos e profissionais de diversas áreas e aborda temas como o relacionamento entre as pessoas; a visão integral do indivíduo e da situação com a perspectiva de promoção da saúde; a consciência crítica do papel social e político das profissões; entre outros.


O Prêmio


O Prêmio Drª Zilda Arns foi criado em 2014, por iniciativa da vereadora Gilda Beatriz, onde cada parlamentar do Legislativo municipal pode agraciar anualmente uma mulher, sempre por indicação de livre escolha do autor, no mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. O prêmio também é uma homenagem a Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, morta no terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe, no Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010.

Diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves
recebendo o prêmio do Vereador Jorginho Banerge.
Professora Vânia Lopes e Dra Maria Isabel
Da esquerda para direita:  a Defensora Pública Marília Pimenta, a Agente Comunitária de Saúde -Estrada da Saudade Zélia Maria de Souza e a Diretora da Fase Maria Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis