quarta-feira, 4 de março de 2015

Programação Fase TV - De 01 a 07 de março

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: ”Mulheres na Arte - Djanira”:

o    O primeiro episódio da série especial Mulheres na Arte fala sobre a vida e a obra da pintora, desenhista, ilustradora, cartazista, cenógrafa e gravadora brasileira, Djanira da Motta e Silva.  Natural de Avaré, São Paulo, Djanira se descobriu pintora aos 23 anos de idade e aos poucos foi sendo reconhecida dentro da modernidade graças aos seus traços e suas cores, que retratam a cultura brasileira.

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Observatório da Mulher”:

o    O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking dos países com mais crimes praticados contra as mulheres. Enfrentar essa questão de forma ampla é o objetivo do Observatório da Mulher, criado em Petrópolis. O episódio mostra a solenidade de lançamento do projeto, que além do monitoramento da segurança, vai abranger os aspectos jurídicos, sociais, econômicos, trabalhistas e de saúde ligados ao universo feminino.


·         Programa Em Questão                   Tema: “Câncer no Colo do Útero”:
o    O episódio tem como tema o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, e que, mesmo sendo de fácil detecção, é responsável pela morte de mais de 5 mil brasileiras por ano. A convidada é a ginecologista Marilda Plácido.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Futebol Feminino”:

o    O futebol como instrumento de mudanças sociais. O programa traz três iniciativas que estão ajudando a melhorar a vida de centenas de crianças e adultos, através do esporte: Nas Ilhas Maldivas, ao sul do continente asiático, o Ao Redor apresenta a primeira equipe feminina de futebol do arquipélago – jovens que entram em campo prontas para vencer os preconceitos de gênero. A brincadeira com a bola também tem ajudado crianças que vivem num campo de refugiados da Síria a  vencer os traumas da guerra O episódio mostra ainda um exemplo de solidariedade: craques internacionais participam de um jogo contra a pobreza, na Suíça.


·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Imagem Mulher/Fortes Mulheres”:

o    O primeiro documentário “Imagem Mulher” nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas, compartilhamos com o público.  O segundo documentário “Fortes Mulheres” mostra o fascínio pela figura feminina e seu poder de agregar a família que inspiraram  André François a buscar emocionantes histórias de amor e desafios por todo o Brasil. Em suas viagens, o fotógrafo encontrou mulheres de várias idades, que são um exemplo para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas.
O documentário aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Com depoimentos fortes e sinceros, essas jovens e senhoras contam seus relatos e suas experiências de cabeça erguida, com a certeza de que a superação é o caminho para vencer as dificuldades e seguir adiante.




·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “Rede Cegonha”:
o    O programa debate a estratégia da Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde em 2011 e em fase de implantação na região serrana do Rio de Janeiro, com as participações da coordenadora de programas da Secretaria de Saúde de Petrópolis, Adriana Jacques, e do professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMP/Fase, Vander Guimarães. A meta principal da Rede Cegonha é reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, através de um atendimento mais qualificado e humanizado à gestante, desde o planejamento reprodutivo, passando pelo pré-natal, até o segundo ano de vida do bebê.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Pré-natal”:
o    O obstetra do Instituto Fernandes Figueira, o IFF/ Fiocruz, Marcos Dias fala da importância do pré-natal, o número mínimo de visitas ao médico durante esse período e mostra os procedimentos que devem ser feitos em todas as consultas e os exames indispensáveis durante a gestação.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Alimentação, Sociedade e Cultura”:
o    Mabel Gracia, Professora Antropologista Social da Universidade Rivira e Virgili na Espanha e Denise Oliveira e Silva, Nutricionista e pesquisadora da Fiocruz, falam sobre a autoria e o conteúdo do livro Alimentação, Sociedade e Cultura da Editora Fiocruz.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Belo Horizonte-MG”:
o    Em Belo Horizonte, o Hospital Sofia Feldman (HSF) assiste a uma população com leitos, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI), e outras clínicas. O perfil de assistência é materno-infantil, com todas as internações feitas através da Central de Internações da Secretaria Municipal de Saúde, pelo SUS. São realizados cerca de 800 partos ao mês. O HSF desenvolve seus princípios de universalidade de acesso, integralidade da assistência e equidade na assistência à saúde e participação da comunidade, através do controle social. O Projeto Lilás: voz adolescente é realizado no PSF Dr. Vitor de Souza Amorim (PSF V) com o grupo de Adolescentes pertencentes a área de abrangência do Programa de Saúde da Família do Bairro Santa Maria da cidade de Cláudio. Neste projeto são abordadas questões de prevenção e redução de danos, já que essas adolescentes têm contato com áreas consideradas de risco e vulnerabilidade. O objetivo nas Oficinas Terapêuticas é trazer para essas adolescentes acesso a informação, interação e troca de vivências comuns a elas.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Ìyàlóòde – Iniciativa de Mulheres Líderes”:
o    O Unidiversidade fala sobre o Ìyàlóòde, projeto que trabalha com inclusão digital para mulheres líderes comunitárias. Gravado no Campus da Fiocruz/RJ
·         Programa Em Família                                 Tema: “Depois que pari, parei de transar”:

o    É mais comum do que imaginamos, após o parto a mulher sentir uma diminuição da libido. Sua atenção está voltada para o bebê. É a chamada sabedoria da natureza, que permite ao organismo se recuperar da gravidez antes de engravidar de novo. Para conversar sobre o tema, convidamos a médica de família e sexóloga, Regina Moura, a editora de livros, Debora Thomé e o médico psicanalista e psiquiatra, Bruno Netto Reys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis