sexta-feira, 24 de julho de 2015

Crianças e adolescentes de Nova Cascatinha participam de Colônia de Férias da FMP/Fase



A colônia de férias é, sobretudo, uma escola de formação humana e, neste espaço, as crianças aprendem a arte de viver em harmonia, a respeitar as diferentes formas de se pensar e a respeitar o outro. Com o objetivo de contribuir com a construção da identidade solidária e humana desses jovens, alunos e profissionais da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) proporcionaram três dias de atividades culturais e de lazer para o público mirim atendido pela Unidade de Saúde da Família, do bairro Nova Cascatinha.

No primeiro dia, as crianças tiveram a oportunidade de ir ao cinema assistir ao filme infantojuvenil “Minions”. No dia seguinte, passaram a tarde visitando as instalações do Museu Imperial e encerraram a Colônia de Férias, nessa quinta-feira (23), com atividades de recreação em um sítio situado no distrito da Posse.

As colônias de férias são uma opção de lazer para pais que não querem deixar seus filhos sozinhos em casa ou nas ruas, que andam perigosas, evitando assim a exposição à violência e às drogas. É muito gratificante pra gente conseguir fazer esse trabalho. Nós vemos a alegria deles e o conhecimento que eles adquirem”, explica a professora Camila Mendoza, enfermeira responsável pela atividade.

A expectativa é que o projeto seja realizado todos os anos, nos períodos de férias escolares. “Para eles é sempre muito bom, porque algumas crianças nunca tinham ido ao cinema, outras ao museu e agora tiveram a oportunidade graças ao projeto que o posto oferece. No sítio, nós tivemos piscina e contratamos um salva-vidas. Também tivemos quadra de esportes e tirolesa”, conta Sônia Regina de Oliveira, agente comunitária de saúde que atua no posto.

Cerca de 100 crianças e adolescentes, entre 07 e 15 anos de idade, participaram das atividades. “Eu achei muito divertido e agora tenho muitas coisas para fazer enquanto estiver de férias. Gostei muito de poder ter ido ao cinema e foi minha primeira visita ao museu. Tinha muitas coisas que eu não sabia. Gostei muito de ver as carroças, elas são muito bonitas”, comenta Lucas William, participante da colônia de férias do posto.

O projeto contou com o apoio da FMP/Fase, que forneceu os alimentos para os lanches, da Igreja Batista Central, que cedeu o sítio para as atividades de recreação, da Secretaria Municipal de Educação, com ônibus para transporte dos jovens, e da Guarda Civil, ajudando a manter a ordem e a disciplina entre as crianças. Os próprios moradores da região também se mobilizaram e contribuíram com a compra dos ingressos para o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis