quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Enfermeira se especializa na área forense e no apoio às mulheres

Enfermeira recém-formada pela FMP/Fase, Desirré Pinheiro acaba de fazer curso na área de Enfermagem Forense, nos EUA, e quer aplicar em Petrópolis todos os conhecimentos. Os seriados da TV influenciaram a escolha profissional, mas o contato com a violência doméstica, no atendimento nos Postos de Saúde da Família, reforçou o desejo de colaborar com a justiça.

“É importante ressaltar que o enfermeiro forense não é a polícia, não quer tomar seu lugar ou realizar suas tarefas. Nossa prioridade continua sendo a mesma que aprendemos na faculdade: o paciente. Com a prevenção, promoção e restauração da saúde dele, tirando-o do ciclo de violência, promovendo educação em saúde à população e disseminando indicadores realizados através de estudos para a confecção de políticas públicas mais eficientes”, explica Desirré.

O trabalho de conclusão de curso na área da medicina legal, na FMP/Fase, a aproximou dos profissionais da área e da Associação Brasileira de Enfermagem Forense, criada neste ano. Proporcionou também o convite para o curso no Texas. Lá teve aulas com profissionais que são referência no tratamento de vítimas de abuso sexual e conheceu hospitais e clínicas com enfermeiros forenses. 


Desirré e a americana Virgínia Lynch, referência mundial em Enfermagem Forense, que a incentivou a participar do curso nos EUA.

“A atuação no Centro de Referência e Atendimento à Mulher, o CRAM Tia Alice, e as capacitações oferecidas pelo serviço, fizeram com que idealizasse um projeto que, quando levado ao Observatório da Mulher, da FMP/Fase, foi aceito e começou a tomar forma”, conta a enfermeira, que busca outras parcerias nesse trabalho voluntário. “A ideia é trazer esse conhecimento para que prestemos nosso serviço com propriedade, para o bem dos pacientes e da população de Petrópolis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis