quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Fase promove ação global sobre diabetes e beleza



A data 14 de novembro foi escolhida como o dia mundial do diabetes para alertar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde e ter hábitos cotidianos saudáveis, pois a incidência da doença tem aumentado no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para a causa desse aumento, que é a adoção de estilos de vida sedentários e maus hábitos alimentares. Para frisar os cuidados que devem ser tomados no dia a dia, na última sexta-feira (13), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveu uma ação global sobre diabetes e a beleza, na Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade.

Ao longo do dia foram oferecidas atividades de higiene bucal, aferição da pressão arterial, glicemia, oficinas de maquiagem, massagem, estética, além de palestras com profissionais da área de Nutrição, Odontologia, Endocrinologia e Dermatologia. 

“A nossa preocupação é com a abordagem disciplinar, para que as pessoas saibam como ter qualidade de vida, apesar das restrições e cuidados que devem ter com a alimentação e com a higiene, por conta da diabetes. Queremos mostrar a essas pessoas que é possível ter uma vida saudável e seguir com o tratamento de forma natural”, explica a médica Lucille Carstens, responsável técnica da USF da Estrada da Saudade. 

Atualmente, cerca de 200 pessoas recebem o acompanhamento e o tratamento da diabetes na Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade. O foco da ação global na questão dos cuidados com a beleza é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

“Quando a pessoa descobre a diabetes fica muito insegura em relação aos tratamentos de beleza. Nosso objetivo é elevar a autoestima desses pacientes e instruí-los a ter uma condição de vida melhor. São ações simples que fazem grande diferença no dia a dia deles”, ressalta Fabiane Canuto, agente de saúde que atua na comunidade. 

A terceira edição do evento foi aprovada por Sonia Honório da Silva, que descobriu a diabetes há um ano e meio. “Eu tinha muitas dúvidas em relação a essa doença e não sabia como lidar com tanta mudança na minha alimentação, pois sempre comi muito doce. De certa forma, você se sente cansada e desmotivada, mas agora com o auxílio médico eu venho com dúvidas e volto pra casa com muitas soluções”, comenta a auxiliar de confeitaria. 

Conscientizar a comunidade sobre os riscos da diabetes, além de identificar outros casos da doença na comunidade foi um dos propósitos do evento. A palestra sobre os mitos na alimentação esclareceu questões relacionadas à boa alimentação no dia a dia de uma pessoa que precisa lidar com algumas restrições.

“É extremamente gratificante você conseguir passar seus conhecimentos a pessoas que realmente precisam desse auxílio no dia a dia. Perceber que você pode fazer a diferença na vida de alguém é algo inexplicável”, frisa Thaís Morelli, aluna de Nutrição da Fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis