segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Programação da Semana de 08 a 14 de novembro


Programa EM QUESTÃO
Tema: Neurociência
  • Nenhuma outra parte do corpo é tão complexa quanto o cérebro. Estudar o cérebro significa entender nossa capacidade de guardar memórias, de associar fatos, de raciocinar. Os mecanismos que criam a possibilidade de aprender, tomar decisões e nosso comportamento social. Compreender o funcionamento do cérebro nos ajuda a entender o que nos torna humanos. A neurociência é o tema deste episódio do Em Questão, que tem como convidado o neurocientista Marcos Romualdo Costa, que é Pesquisador do Instituto do Cérebro/UFRN.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Naná Medeiros - Contadora de Histórias

  • Carioca, residente em Petrópolis, Naná é Conselheira da Federação Indígena Brasileira e integrante da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantojuvenil. Além de escritora, poetisa e pedagoga, ela atua também como contadora de histórias. Acredita na importância da valorização da oralidade dos contos. Por isso, inclui em sua rotina apresentações em escolas e outras instituições frequentadas por crianças e adolescentes. Entre os livros já publicados estão: Pedzeré, A Lua e o Porto, Cunauaru, Pé de lata, Vai e vem, Carrinho de caixa, O Cavaleiro de Ferro na Antologia Trem de Histórias. Iyá Agbá e Os Mistérios de Itacueretaba são os mais novos lançamentos. No programa, Naná fala do interesse pela cultura indígena e da paixão pelo universo infantil, que surgiu com a chegada de sua filha.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Programa AO REDOR
Tema: Tartarugas Marinhas

  • O programa mostra projetos comunitários de preservação da maior tartaruga marinha, a de couro, no segundo principal berçário da espécie no planeta: as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe.
Ao Redor: Terça, 11h - Quinta, 20h30- Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: Catástrofes

  • A região serrana tem um histórico de tragédias naturais, incluindo o pior desastre ambiental já registrado no país. Em janeiro de 2011, 905 pessoas morreram, segundo dados oficiais. O Simpósio de Catástrofes, realizado na FMP/Fase, teve como meta a capacitação dos profissionais envolvidos no socorro às vítimas. Os alunos de enfermagem da FMP/Fase receberam orientações da Defesa Civil de Petrópolis sobre como agir em situações de emergência e as precauções que devem ser tomadas em áreas de risco.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

MF PROFISSÕES – MÉDICO

  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
MF PROFISSÕES – NUTRICIONISTA
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
MF PROFISSÕES – ENFERMEIRO
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
MF PROFISSÕES - ADMINISTRADOR
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
MF PROFISSÕES – RECURSOS HUMANOS
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
MF PROFISSÕES – TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Os Desafios da Arte Contemporânea

  • Com a participação dos artistas plásticos Luiz Áquila e Pedro Varela, que representam gerações diferentes da arte contemporânea o programa aborda os caminhos da produção artística na atualidade, marcada pela diversidade de linguagens, suportes, materiais, conceitos e uma nova relação com o público.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Arqueologia: Um resgate do passado

  • Sem a contribuição da ciência arqueológica, muitas das informações dos livros de história geral não estariam à disposição do conhecimento humano. Escavações e outras técnicas científicas desvendam mistérios do passado e contribuem para o descobrimento de vestígios de antigas sociedades. O Brasil é responsável por importantes descobertas da arqueologia e possui centenas de sítios arqueológicos catalogados, que foram capazes de demonstrar que tipos de pessoas viviam em nosso país. Especialistas falam ainda sobre as técnicas científicas que permitem precisar a idade de um fóssil ou objeto antigo.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Anorexia e Bulimia

  • Apesar da beleza ser um conceito um tanto subjetivo, a mídia e a indústria da moda ditam todos os dias que o bonito é ser magro. Nessa busca obsessiva pelo padrão ideal, a saúde fica em segundo plano e muita gente pode distúrbios, que - se não tratados - podem trazer sérias complicações para o corpo. O programa fala sobre dois transtornos alimentares: a anorexia e a bulimia.
Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Literatura de Cordel

  • A criação do termo “cordel” é atribuída ao pesquisador Raymond Cantel, que assim designou os folhetos da literatura popular vendidos nas feiras populares, pendurados em pequenas cordas, cordinhas e cordões. Vendidos nas feiras livres, esses livretos viraram uma espécie de jornal da região. Levando informação e conhecimento à população.
Ciência & Letras: Domingo, 15h - Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa NA ESTRADA
Tema: São Paulo - SP

  • O Canal Saúde na Estrada faz uma parada na cidade que não para: São Paulo. O programa fala da saúde de um povo cuja história tem tudo a ver com o lugar: os índios.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Crianças que trabalham

  • A constituição brasileira é clara quando se trata do trabalho infantil. Menores de 16 anos estão proibidos de trabalhar a não ser como aprendizes, mesmo assim, depois dos 14 anos. Mas muitas crianças trabalham no Brasil e muito cedo mostram que têm vários talentos. Quando é um trabalho artístico ou uma tradição familiar, como é que isso deve ser trabalhado?
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: 3ª Conferência Nacional de Juventude

  • “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética”. A frase atribuída a Gue Guevara serve para ilustrar o programa que aborda os temas debatidos na 3ª Conferência Nacional de Juventude.
Unidiversidade: Terça, 10h - Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis