sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Unidade de Saúde da FMP/Fase mobiliza moradores contra o Zica vírus



Em virtude do aumento do número de pessoas contaminadas com o Zica vírus – doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti –, no Brasil, as equipes da Unidade de Saúde da Família da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, atuantes no bairro Estrada da Saudade, realizaram nesta sexta-feira(29) uma grande mobilização, na comunidade, contra a proliferação do mosquito, transmissor também dos vírus da dengue e chikungunya.

De acordo com a enfermeira Eliane Pinheiro, responsável pela atividade, desde dezembro do ano passado vêm sendo realizadas ações de orientação, prevenção e controle da proliferação do mosquito na região, como reuniões sobre a coleta dos criadouros em potencial, oficinas e trabalhos de conscientização com crianças, gestantes e suas famílias. “Nosso principal objetivo é a prevenção e a conscientização da população da comunidade sobre o mosquito transmissor. Aproveitamos para distribuir camisinhas, a fim de evitar a gravidez precoce e as doenças sexualmente transmissíveis”, explicou a enfermeira.

Os profissionais de saúde, acompanhados dos agentes comunitários, percorreram as ruas do bairro distribuindo informativos de porta em porta sobre o mosquito e as doenças que transmite. “Chegamos à conclusão de que a dengue ou o Zica vírus não podem afetar a nossa comunidade, então a ação deveria envolver um todo”, comentou a agente Isaura dos Santos.

Estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Fase também participaram, como Thaís Sixel. “Hoje cedo nós preparamos todo o material em conjunto com os agentes comunitários onde estão presentes informações sobre as formas de prevenção, os sintomas e também sobre a microcefalia, para ser distribuído aos moradores. É importante para nós já fazermos esse tipo de trabalho para mostrar para toda a população que o assunto é uma coisa realmente séria”, ressaltou a futura enfermeira.
Para Thaís dos Santos, que tem uma filha de seis anos e está grávida de sete meses, a ação foi bem-vinda. “Acho muito importante, pois se todos se juntarem as coisas podem melhorar muito. Para me proteger dos mosquitos eu ando passando repelente e não deixando água parada como foi recomendado”, disse.
O açougueiro Felipe Medeiros Valério, que mora na comunidade, garantiu que vem fazendo a sua parte. “Para ajudar tenho tirado os vasos e garrafas destampados que podem acumular água parada. A ação que estão realizando hoje contribuiu para eu ter ainda mais informação sobre o assunto”, comentou.

A mobilização também envolveu a Vigilância Sanitária, que enviou agentes de combate a endemias, e contou com o apoio da COMDEP, para a coleta do lixo, da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SETRAC), auxiliando no transporte dos alunos e profissionais do posto, além da Secretaria de Saúde, que forneceu o carro de som para circular junto à equipe, com informações sobre as doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis