quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Estudantes da FMP/Fase apresentam projetos desenvolvidos na Atenção Básica

Alunos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), juntamente com as equipes das unidades de saúde geridas pela faculdade, se reuniram no campus da instituição, na última quarta-feira (07), para realizar o II Seminário de Estratégia da Saúde da Família. A atividade teve como objetivo compartilhar experiências sobre os trabalhos realizados nas comunidades, na área de Atenção Básica do município, durante o período de atuação dos estudantes.

A saúde sexual do adolescente foi um dos assuntos abordados pelos alunos, que identificaram nos jovens das comunidades atendidas a falta de conhecimento sobre as diversas formas de contraceptivos. Também foram realizados trabalhos acerca da alimentação saudável, onde foi desenvolvida uma atividade sobre verduras e frutas com crianças da LBV (Legião da Boa Vontade), que identificou a falta de contato diário delas com esses alimentos.

A partir dos resultados de projetos como esses, as equipes de saúde poderão traçar estratégias para a melhoria das deficiências encontradas. “A ideia é fazer primeiro uma troca do conhecimento e qualificar o ensino através de reflexões dos projetos em cima de referenciais e qualificar também a estratégica do SUS com experiências diferenciadas”, explica a coordenadora do projeto, Lívia Teixeira.


A Atenção Básica é tida como estratégica pelo Ministério da Saúde, por isso a FMP/Fase mantém equipes atuando em unidades próprias de Saúde da Família, em Petrópolis, e insere os estudantes no dia a dia do trabalho e no contato direto com os moradores locais, o que reforça ainda mais o seu compromisso comunitário e de responsabilidade social na formação científica, ética e humanística de seus alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis