sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

FMP/Fase promove atividade de incentivo à leitura na Estrada da Saudade

Com o avanço da tecnologia é cada vez mais difícil ver crianças e adolescentes lendo, ao invés de jogando online. Pensando em incentivar a leitura, a equipe da Unidade de Saúde da Família da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), localizada no bairro Estrada da Saudade, deu início ao projeto “Raízes Literárias”, no último sábado (28), na comunidade do Félix.

O projeto tem como objetivo incentivar e disseminar a leitura das crianças atendidas pelo posto, levando em consideração o contexto em que vivem, e mostrar a elas que o aprendizado continua fora do ambiente escolar. “O conceito do projeto é realmente tentar levar para dentro da comunidade onde eles vivem a ideia de que não devem ler e estudar somente na escola, mas precisam entender também que isso é um eterno aprendizado. Mostrar que o ensino pode ser uma brincadeira fora de sala de aula”, avalia o médico da unidade, Matheus Serra.  

Durante o encontro, as crianças ainda tiveram um momento com a contadora de histórias, Tereza Lopes, e participaram de brincadeiras com bambolê, corridas e pique-bandeira, aplicadas pela pedagoga e especialista em psicomotricidade, Beatriz Serra.  “É interessante sempre que você tem uma atividade que seja arte e cultura, você propor que essa criança expanda seu movimento primeiro, porque ela está se expressando e, dentro disso, a gente traz a ideia da brincadeira, porque infância é um olhar da diversão. A criança se expressa pelo movimento, pela brincadeira e pela fantasia”, explica a pedagoga.

Outra vertente do projeto é o resgate da cultura da comunidade através das crianças e dos idosos. “Nós queremos aproveitar essa questão de histórias e fazer com que eles resgatem a própria história. Como surgiu a Estrada da Saudade, como ela é e por que é do jeito que é”, conta o enfermeiro do posto, Maycon Theobald. 


Na ocasião foram distribuídos 26 livros, doados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Rio de Janeiro, que apoia o projeto. Os exemplares serão trocados entre as crianças em uma próxima atividade. A intenção é expandir o projeto, ainda este ano, com a criação de uma biblioteca no posto. 

As crianças em seu momento com a contadora de histórias, Tereza Lopes. 

Os livros doados.

Momento em que as crianças escolhiam o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis