segunda-feira, 13 de março de 2017

Programação da Semana de 12 a 18 de março de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Febre Amarela
Erradicada dos grandes centros urbanos do país desde 1942, a febre amarela   voltou a assustar os brasileiros. O governo federal reconheceu situação de emergência em 64 cidades devido ao surto da doença. A situação é mais preocupante em Minas Gerais. Segundo o boletim epidemiológico divulgado no dia 21 de fevereiro, o Estado registrou 83 mortes em decorrência da febre amarela.  O Em Questão sobre o tema conta com a participação do infectologista do Departamento de Doenças Infecto-parasitárias, Antonio Luiz Chaves Gonçalves.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Séria Mulheres na Arte: Raquel Theo - Como Manda o Figurino
O episódio mostra o universo criativo de Raquel Theo. Formada em Moda e Figurino, ela tem em seu curriculum a direção de arte de dois espetáculos de circo. Desenvolveu figurinos para dezenas de montagens teatrais e para programas de TV, como a minissérie “JK” e a novela “Bang Bang”, ambas da TV Globo. Raquel também foi responsável pela concepção e realização de cenários, como o da peça “Depois da Chuva” - trabalho que rendeu prêmios.  E ensina seu ofício em uma série de oficinas práticas, país afora, por meio de um projeto cultural.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           





Programa AO REDOR
Tema: Hidrelétricas/Amazônia – Temperos Zanzibar - Cemitério Digital/ Ghana:
O programa mostra o conflito Energia X Meio Ambiente, no Brasil: a preocupação com as barragens e hidrelétricas que estão sendo construídas em rios da Amazônia. O Ao Redor viaja até Zanzibar para revelar como uma mudança na forma de cultivo está ajudando pequenos produtores de temperos a superar a condição de pobreza em que se encontra a maior parte dos agricultores da região. O episódio apresenta também um problema crescente e preocupante em Ghana: os depósitos de lixo eletrônico, que já estão sendo chamados de cemitérios digitais. Uma ameaça ao meio ambiente e  à saúde das pessoas que trabalham nesses aterros.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          
Programa MINUTO FASE
Tema: 2° Seminário de Estratégia da Saúde da Família
Alunos de Enfermagem e Nutrição da Fase participaram do segundo Seminário de Estratégia da Saúde da Família. Eles se reuniram com as equipes das unidades de saúde administradas pela faculdade para compartilhar experiências sobre os projetos realizados nas comunidades de Petrópolis, na área de Atenção Básica. Um dos assuntos abordados pelos alunos foi a saúde sexual do adolescente. Também foram realizadas atividades com crianças sobre alimentação saudável. Durante o trabalho supervisionado, os estudantes identificaram o baixo consumo de verduras e frutas. A partir dos resultados apresentados no seminário, as equipes de saúde poderão traçar estratégias para enfrentar de forma mais eficaz os problemas detectados nas comunidades.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


FAIXA INTERATIVA

DOMINGO – ARTE & CULTURA – GUSTAVO FIORINI
SEGUNDA – EM QUESTÃO – EMPREENDEDORISMO FEMININO
TERÇA – ARTE & CULTURA – SEBASTIÃO BARBOSA + TARUÍRA
QUARTA – EM QUESTÃO – DOENÇAS CORONARIANAS
QUINTA – ARTE & CULTURA – CELLOGRAFF + EXPOSIÇAO AGORA VALE A VERDADE
SEXTA – EM QUESTÃO – CÂNCER GINECOLÓGICO
SÁBADO – ARTE & CULTURA – REPÚBLICA DO FUTEBOL + METARECICLAGEM
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

(...)



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Computando Grande Desafios
Um Grande Desafio pode ser entendido como um problema fundamental em ciência ou engenharia, com grande impacto econômico, científico e social, cuja solução requer ações integradas de médio ou longo prazo, tipicamente envolvendo cooperação da academia e da indústria, em uma região específica ou mesmo com abrangência mundial. Hoje, observa-se certa tendência no sentido de planejar e estruturar grandes avanços científicos e tecnológicos, possivelmente envolvendo quebras de paradigmas, através da identificação, planejamento e solução de problemas que representam grandes desafios. No Brasil esta iniciativa parece ser ainda muito tímida embora algumas áreas, como a computação, a física e a medicina, venham demonstrado alguma articulação neste sentido. Com a ajuda de especialistas em tecnologia da informação o programa explica, com exemplos práticos, o conceito de grandes desafios.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Vitamina D
O episódio fala sobre a vitamina D. O programa explica por que mesmo em um país ensolarado como o Brasil há pessoas com carência da vitamina, da importância dela para o organismo e debate a polêmica do uso de altas doses de vitamina D no tratamento de algumas doenças. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Maria Lúcia Fleiuss de Farias.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Plínio Marcos
Esta edição do Ciência & Letras fala sobre a vida e a obra do escritor, jornalista, dramaturgo, ator, palhaço e teatrólogo Plínio Marcos. O apresentador Renato Farias conversa sobre o tema com o diretor José Jofilly e do ator e diretor Roberto Bomtempo.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Rio de Janeiro e Niterói
A capital fluminense e a cidade de Niterói são os municípios visitados nesta edição do Canal Saúde na Estrada no Rio de Janeiro. No Rio, o Estrada mostra o programa de monitoramento de gestantes de risco, que liga para grávidas atendidas pela Estratégia de Saúde da Família, do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir atenção integral a elas e a seus bebês. Já em Niterói, a equipe do programa descobre como o centro de convivência da Rede de Saúde Mental da cidade utiliza a cultura e o trabalho para promover a inclusão social. 
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Transfobia
Esta edição do Em Família fala sobre transfobia, termo que engloba a intolerância, rejeição, discriminação e o preconceito contra transexuais, travestis e transgêneros. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com o psicólogo especialista em gênero, sexualidade e direitos humanos, Vladimir Bezerra; ativista pelos direitos trans, tradutora e produtora cultural, Alessandra Ramos Makkeda; e o coordenador do coletivo Grupo Transrevolução e do Instituto Brasileiro de Transmasculindades (Ibrat), Leonardo Peçanha. 
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Favelagrafia
Esta edição do Unidiversidade fala sobre o projeto Favelagrafia, que lança um novo olhar sobre as favelas tentando mudar a percepção que as pessoas têm sobre as favelas. Gravado no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, na exposição Favelagrafia.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Páscoa
No episódio dessa semana você vai conferir a receita do Chessecake de Creme de Avelã. Um ótimo pedido você fazer nesta páscoa. Além disso, temos dicas de nome e saúde com a pediatra, Maria Beatriz Eckhardt.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC - ONU
Tema: África do Sul: Vozes de um Novo Futuro
O documentário da TV ONU "África do Sul: Vozes de um Novo Futuro", da série Século 21, conta em 20 minutos a história de dois jovens estudantes de ópera sul-africanos que estão no início de suas carreiras internacionais. Os dois vivem seus sonhos de forma que boa parte do mundo nunca poderia ter imaginado na época do apartheid. Um dos jovens se apresentou na Assembleia Geral das Nações Unidas no Dia Internacional Nelson Mandela.

Tema: Vozes do Sudão do Sul
Em julho de 2011, o Sudão do Sul se tornou a mais nova nação do mundo. Em dezembro de 2013, começou um conflito que deslocou mais de 2 milhões de pessoas e deixou milhares mortos. Nesta série, “Vozes do Sudão do Sul”, você conhecerá aqueles que estão em busca de um futuro de justiça, reconciliação e paz para o país.

Moçambique: Lar é onde você o encontra
Este documentário da TV ONU conta a história de Alcides Soares, um menino de 14 anos de idade que teve de se tornar adulto antes da hora. Ele procura pelo irmão mais novo. A família foi separada após a morte do pai, vítima do vírus HIV. Mais de 16 milhões de crianças, 14 milhões apenas na África subsaariana, perderam seus pais para o vírus HIV e a AIDS.  
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Febre Amarela
Esta edição do Sala de Convidados fala sobre o surto de febre amarela silvestre enfrentado pelo Brasil, que colocou especialistas e a população em estado de alerta. Diante da quantidade de notícias desencontradas, manchetes sensacionalistas e a disseminação de boatos e desinformação também levaram as pessoas a ficarem com medos desnecessários e a fazer filas em postos de saúde para receber a vacina, muitas vezes, sem que houvesse urgência. O programa tira dúvidas sobre a febre amarela e a vacinação e discute a questão em maior profundidade. Os convidados são o especialista em saúde, ambiente e atenção à saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (VPAAPS/Fiocruz), Guilherme Franco Neto e o consultor científico sênior do Instituto Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Akira Homma. 
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Bacia do Rio Doce: uma responsabilidade de todos
O episódio fala sobre a tragédia ambiental causa pelo rompimento de uma barragem de uma mineradora no Rio Doce, em Minas Gerais, e suas consequências. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com o líder do Movimento dos Atingidos por Barragens de Minas Gerais (MAB-MG), Guilherme Camponez e com o coordenador do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LIS- ICICT - FIOCRUZ), Christovam Barcellos.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Xique-Xique
Esta edição do Curta Agroecologia fala sobre Xique Xique, grupo de agricultoras, pescadoras e marisqueiras do Rio Grande do Norte, que se organizam em uma rede de comercialização solidária de produtos para gerar renda para suas famílias, dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e no pescado, enfrentando a violência contra a mulher e preconceitos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis