sexta-feira, 13 de julho de 2018

Curso de Nutrição sob nova coordenação


Após seis anos na coordenação do curso de Nutrição da FMP/Fase, a professora Anete Esteves se despede da pasta e transfere as atribuições para a professora Jamile Nogueira, que assumirá o cargo na próxima segunda-feira, dia 16 de julho. A decisão foi comunicada aos professores durante reunião de coordenadoria, na última quinta-feira(5).

A professora Anete está de mudança para Portugal, onde buscará parcerias visando à expansão do Programa de Mobilidade Estudantil da FMP/Fase e à internacionalização de seus cursos, abrindo a possibilidade da dupla graduação aos alunos e o intercâmbio de professores. A nutricionista continuará fazendo parte do corpo docente da instituição, no Ensino a Distância, através de disciplinas eletivas.

O motivo da minha saída é porque vou fazer um curso no exterior (Portugal) e não teria como permanecer à frente da coordenação do curso. A professora Jamile foi indicação minha e aceita pela coordenação geral e pela direção. Ela é uma excelente profissional, que sempre demonstrou um grande comprometimento com a instituição e com o curso de Nutrição”, destaca Anete.

Durante o tempo em que atuou como coordenadora do curso, Anete foi responsável pela modificação e atualização da grade curricular para atendimento da demanda do mercado, com maior ênfase no empreendedorismo. Também viabilizou novas frentes de estágio e a participação de alunos em diversos congressos nacionais e internacionais.

Nesse período, a nutricionista também ampliou o debate multidisciplinar em saúde, incentivando a participação de pessoas de outras áreas do conhecimento, em eventos institucionais. Durante sua coordenação foram criados os Seminários de Nutrição e realizadas quatro edições do Sabor Cultural, projeto voltado para a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais.

Outros grandes destaques de sua gestão são os projetos de Avaliação Nutricional e Promoção de Saúde dos Funcionários da FMP/Fase, com a coleta de dados sobre hábitos alimentares, pesagem, medição de altura e perímetro da cintura, para realização de atividades de intervenção com base no perfil do grupo avaliado; o Orange Fit, realizado na empresa ao longo de um ano, envolvendo 84 funcionários; e a análise do ambiente alimentar na FMP/Fase, que demonstrou como o ambiente pode influenciar na alimentação e forneceu orientações para a prevenção de doenças, como diabetes e obesidade.

“Acreditamos que a professora Jamile irá substituir a professora Anete à altura, trazendo sugestões inovadoras e criativas para o curso de Nutrição”, comenta o coordenador geral de Ensino, Abílio Aranha.

Jamile Nogueira é formada em Nutrição pela FMP/Fase e integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE), que tem como objetivo a contínua atualização do projeto pedagógico do curso (PPC), contribuindo para a consolidação do perfil profissional do egresso e pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino, dentre outras atribuições que visam à manutenção da qualidade do curso.

"É com grande satisfação que assumo a coordenação do curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto. Dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo feito será certamente desafiador. Nesse sentido, espero contribuir para a formação de profissionais éticos, com responsabilidade social e alinhados com as demandas do mercado atual", diz Jamile, que possui doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública e mestrado em Nutrição Humana, atuando principalmente nas áreas de Nutrição Materno Infantil e Avaliação Nutricional.

Os alunos de Nutrição ainda terão uma oportunidade especial para se despedir da professora Anete Esteves, que estará de volta ao Brasil, em agosto, para prestigiar a Semana de Nutrição da FMP/Fase, que irá comemorar os 20 anos de criação do curso.
 



 
 
Professora Anete Esteves, que esteve à frente da coordenação do curso de Nutrição da FMP/Fase por 6 anos.
 
 
 
 
 
Professora Jamile Nogueira, formada em Nutrição pela FMP/Fase e agora, coordenadora do Curso de Nutrição da instituição.
 
 
Reunião de coordenadoria que contou com as participações da supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, o coordenador geral de ensino, Abílio Aranha, e professores do curso de Nutrição, para anunciar a mudança na coordenação do curso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis