segunda-feira, 2 de julho de 2018

Curso de Psicologia objetiva currículo interdisciplinar


Com o objetivo de difundir saberes e expandir os conhecimentos dos alunos de Psicologia, o curso da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vem incorporando a sua grade curricular palestras que envolvam saberes de outras áreas do conhecimento, através do Café Filosófico Quântico, projeto de extensão já existente na instituição, que busca promover reflexões acerca dos dilemas humanos. Na última quinta-feira (28), o curso promoveu um encontro para debater filosofia e os vários aspectos da ciência.

A programação contou com palestrantes interdisciplinares, com professores da FMP/Fase e de outras instituições, como o Instituto Teológico Franciscano. Os especialistas abordaram sobre a saúde ambiental, espiritual e a bioética, consciência quântica, filosofia na educação, o quantum nosso de cada dia, a utilidade da filosofia, e ecoteologia.

“Para nós, do ponto de vista franciscano, interessa também dialogar com outras áreas da ciência. Eu tenho interesse interdisciplinar e acredito que para vocês terem uma visão do ponto de vista da teologia ajuda muito, especialmente com o que eu vejo aqui na Faculdade de Medicina, com o cuidado que vocês têm com a vida”, conta o Frei Ludovico Grarmus, do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis.

Essa novidade no curso de Psicologia vem para enriquecer o currículo, que já conta com o diferencial de oferecer 5 das 6 ênfases profissionais da área. Agora, com a inclusão desses debates na graduação, os alunos podem ter um contato maior e mais aprofundado com outras áreas e especialistas, aplicando esses novos saberes com o olhar do psicólogo.

“Para mim foi um privilégio poder participar porque tivemos essas pessoas de grande importância palestrando, que são mestres e doutores em diversas áreas e com múltiplos olhares dentro da filosofia. Vimos um pouco de teologia, física, filosofia na educação, e isso tudo contribui muito para a nossa área”, explica a aluna do 3º período de Psicologia, Priscila Vogel.

Ainda na ocasião, foram comemorados os 10 anos do Café Filosófico Quântico, projeto de extensão da FMP/Fase que busca fazer essa aproximação entre alunos e profissionais e as mais variadas áreas. “Nós estamos muito felizes porque a proposta do projeto era exatamente a reunião das três grandes áreas: ciências biológicas, ciências humanas e ciências exatas. E, reunindo elas, associar com os demais saberes. Dentro disso, nós viemos ao longo desses 10 anos desenvolvendo eventos que ajudassem as pessoas a assimilarem o que era esse pensar”, celebra a professora da FMP/Fase, Marcia Varricchio.


O curso de Psicologia da FMP/Fase tem como objetivo também incorporar em sua grade curricular saberes de outras áreas do conhecimento.
 
Essas palestras são uma novidade no curso de Psicologia e que vêm para enriquecer o currículo, que já conta com o diferencial de oferecer 5 das 6 ênfases profissionais da área.


                                      
 Os especialistas abordaram sobre a saúde ambiental, espiritual e a bioética, consciência quântica, filosofia na educação, o quantum nosso de cada dia, a utilidade da filosofia, e ecoteologia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis