sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Fase promove curso de Oncologia em outubro


Informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer é a segunda doença que mais causa mortes no Brasil, com cerca de 600 mil novos casos por ano, sendo o de pele não melanoma o mais frequente, seguido pelos cânceres de próstata e mama. Dados esses divulgados pela Agência Brasil.

Diante desse cenário e para atender a uma necessidade de capacitação constante, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, de 02 a 25 de outubro, das 19h às 21h, o curso de extensão em Oncologia, com foco na prevenção, suspeita e detecção precoce do câncer.

Voltado para estudantes e médicos generalistas, o curso será coordenado por especialistas em Oncologia, que fazem parte do corpo docente da FMP/Fase e atuam no Centro de Terapia Oncológica (CTO): Bernardino Alves Ferreira Neto, pós-graduado e especialista em Cancerologia pela AMB, SBC e SBOC; Júlio Vieira de Melo, pós-graduado em Oncologia Clínica, responsável pela Oncologia Clínica do Hospital Santa Teresa; e Renato Macário Ferreira, médico especialista em Oncologia Clínica.

“Hoje, se vive mais com câncer. A expectativa de vida do paciente oncológico aumentou devido às melhorias no diagnóstico precoce e, sobretudo, do tratamento oncológico. Petrópolis tem o mesmo comportamento das grandes cidades e capitais do Brasil em relação à incidência e mortalidade. Então, fica clara a importância do ensino da oncologia”, afirmou Bernardino.

Durante o curso, serão abordados os seguintes tópicos: epidemiologia e prevenção; biologia tumoral e princípios básicos; cirurgia oncológica e urgências oncológicas; câncer de mama, ginecológico, gastrointestinal (I e II), cabeça, pescoço, pulmão, próstata e pele; oncohematologia (área que cuida das doenças malignas do sangue)  e cuidados paliativos. Inscrições, abertas até 27 de setembro. Informações:  http://www.fmpfase.edu.br/curso/20182_Curso/7218ExtencaoEmOncologia2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis