sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Programação da Semana de 07 a 13 de outubro de 2018


 



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Série 3ª idade – Envelhecimento e alterações funcionais
Até 2030, o Brasil terá mais idosos do que crianças e adolescentes. A população está envelhecendo e o desafio é manter a qualidade de vida. Quais são as transformações que acontecem no nosso organismo com o passar dos anos? E como diminuir os impactos dessas mudanças para garantir saúde e autonomia? É o que o Em Questão discute neste episódio. O programa sobre envelhecimento e alterações funcionais conta com a participação da médica Lilian Hennemann-Krause, especializada em Geriatria.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Série Veteranos – Grupo de Teatro da Melhor Idade
O Grupo de Teatro da Melhor Idade foi criado em 1998, pelo diretor teatral Cláudio Rodrigues. Atualmente, o grupo é composto por 17 pessoas e dirigido por Simone Gonçalves. O Arte & Cultura, conta a história de 6 idosos que compõem o grupo e a importância da arte na 3ª idade.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Terapia Assistida por Animais
A Terapia Assistida por Animais proporciona uma série de benefícios psicológicos e emocionais, com resultados também na coordenação motora, na atenção e na memória. Pesquisas já demonstraram também a diminuição da pressão arterial dos pacientes, e o aumento dos hormônios relacionados ao prazer e ao bem-estar. A terapia foi o tema do trabalho de conclusão do curso da enfermeira Priscilla Muralha, formada pela FMP/Fase. Durante a graduação, ela aplicou a terapia na Unidade de Saúde da Família do bairro Caxambu. O Minuto Fase acompanhou o trabalho da equipe responsável pelo atendimento no Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis. Um trabalho multidisciplinar que conta com a atuação dos cães Chico e Jujuba.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: 28º Década Internacional de Afrodescendentes - Quilombo do Dandá /Bahia - Guerra e Paz / ONU
Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis 'Guerra e Paz', de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 1987 - Cesar Augusto Delgado – Pneumologista
Formado pela FMP, o pneumologista Cesar Augusto Delgado, da turma de 1987, tem orgulho da base profissional e do círculo de amigos que conquistou durante a faculdade. Com 30 anos de carreira, chegou a atuar como professor da FMP, mas há 23 trabalha no estado do Tocantins, na região centro-oeste do país. Quase três décadas depois, a história se repete: o filho de Cesar seguiu os passos do pai e também se formou em Medicina pela FMP, em 2017.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Em Questão – Saúde Mamária

SEGUNDA: Em Questão – Mamografia

TERÇA: Em Questão – Como lidar com o diagnóstico do câncer

QUARTA: Em Família – Violência contra a mulher + Unidiversidade – Assédio (Parte 1)

QUINTA: Sala de Convidados – A cultura do estupro

SEXTA: Sala de Convidados – Ela decide seu presente e seu futuro

SÁBADO: Em Questão – O feminismo na Era Digital (Cofem)

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Águas da Amazônia
A primeira associação que se faz quando se fala em Amazônia é com florestas e água; muita água – uma bacia hidrográfica que fornece 20% do total de águas doces do mundo. Como então imaginar que a maioria da população é obrigada a beber água extraída de poços? E, mesmo assim, sem muita garantia de qualidade da água. Outro aspecto é que todo ano 500 mil quilômetros quadrados de árvores e plantas – praticamente uma vez e meia o Estado de São Paulo – são inundadas, alterando a vida vegetal e animal desta floresta, que sequer é citada no Código Florestal do Brasil. Os convidados para o debate são cientistas que vieram de todas as partes do país para viver e pesquisar o papel das águas de superfície e dos aquíferos do subsolo no meio ambiente e no clima da Região Amazônica.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Parto Consciente
O Parto Consciente defende a ideia de construirmos modelos mais felizes de vivenciar a experiência do parto, independente da via de nascimento. É importante as mulheres terem acesso a informações seguras para participarem ativamente de todo o processo. A apresentadora Marcela Morato conversa com a obstetra do Hospital de Saracuruna-RJ, Mariana Ferreira sobre a decisão de um parto consciente.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Cora Coralina
Nascida em agosto de 1889, em Goiás, nos últimos meses de Brasil Império, Cora Coralina morreu aos 95 anos, em abril de 1985, e teve uma grande produção ao longo de toda a sua vida. Apesar disso, só passou a ser conhecida em todo o país e considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras a partir da década de 1980. O apresentador Renato Farias conversa sobre a poetisa e contista com a presidente da Associação Mulheres Coralinas da Cidade de Goiás, Ebe Lima, e a professora universitária e doutora pela PUC Rio, Melissa Carvalho.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: SC - Joinville
Em Joinville, Santa Catarina, programas de saúde atendem moradores de rua por meio do Consultório de Rua, CAPS AD e o Centro POP Porto Seguro que, além do acolhimento, faz atendimento psicológico, oferece oficinas de artes, grupos de cidadania e cursos de jardinagem e paisagismo. Outro projeto que visa promover cidadania é o “Jovem Vencedor”, iniciativa da UBSF Jardim Sofia que visa combater a vulnerabilidade dos jovens do bairro, incentivando-os para a prática de esportes, promoção da cultura, convivência comunitária e cuidados com o meio ambiente além de encaminhá-los ao mercado de trabalho como jovens aprendizes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Sentimentos que não devem ser Desprezados
Ódio, raiva, inveja, ciúme são sentimentos negativos que todos nós temos. Não adianta simplesmente negá-los e esquecê-los, porque eles vão continuar ali enterrados e podem trazer consequências depois .A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a psiquiatra e pesquisadora, Sandra Fortes; com a psicóloga, Verônica Paiva; e com o professor de yoga, Pedro Salazar sobre qual seria a melhor maneira de trabalhar esses sentimentos ruins.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Religiões Afro-Brasileiras
As religiões afro-brasileiras são aquelas que têm origem nas tradições dos negros africanos trazidos para o Brasil como escravos. Essas crenças possuem maior ou menor grau de influência europeia e indígena e nascem da cultura de diversas etnias africanas, como iorubás, lundas e ashantis. As mais conhecidas são o Candomblé e a Umbanda. O Unidiversidade mergulhou nesse universo para conhecer um pouco mais sobre essas religiões.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Lanche saudável / “Doutor Google” / Cinta pós-parto e Origem dos nomes
O Histórias de Mãe vai mostrar como preparar um lanche saudável para as crianças, são 3 receitas super gostosas que você pode fazer em casa, com o seu pequeno. E ainda conversamos com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt sobre as 20 perguntas mais buscadas na internet, quando o assunto é criança. Tem mais ainda! Será que a cinta ajuda no pós-parto? O uso dela não é unânime entre as mães. Temos essa dica de saúde com a dermatologista Luciana Velloso. E ainda, dicas de nome pro seu bebê, com origem e significado.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gêneros
O documentário "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero" procurará aproximar os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso. A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: 12º Congresso da Abrasco
O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, mais conhecido por quem é da área como Abrascão, acabou nesse domingo com um saldo de quatro dias de apresentações de trabalhos científicos e debates importantes, que terminaram por reafirmar o compromisso dos participantes com a defesa do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com o tema “Fortalecer o SUS, os Direitos e a Democracia”, o congresso reuniu mais de oito mil pessoas e, pela primeira vez, foi realizado no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Depois de uma cobertura intensa do Abrascão 2018, o Sala de Convidados que traz as discussões do Congresso da Abrasco para a tela da TV. Para falar sobre como foi o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, discutir os caminhos apontados no evento e fazer um balanço de tudo o que foi discutido, estiveram no estúdio do Canal Saúde a presidente da Abrasco, empossada na cerimônia de encerramento do congresso, Gulnar Azevedo; o pesquisador, especialista em saúde, ambiente e sustentabilidade da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Guilherme Franco Neto; e o secretário-executivo da Abrasco, Thiago Barreto.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Prêmio Osvaldo Cruz de Teses 2017 Maurício Nobre & Cristina Guilam
O apresentador Paulo Bellardi conversa com o vencedor do prêmio saúde coletiva; e com a coordenadora geral de educação-Fiocruz, Cristina Guilam sobre mais um trabalho vencedor do prêmio Osvaldo Cruz de teses e como esse prêmio contribui para a produção científica do país.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Arroz Ecológico
Fala sobre a abertura oficial da colheita do arroz agroecológico que mostra a qualidade e as possibilidades que um assentamento de reforma agrária tem para o Brasil.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis