quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Alunos de Medicina promovem ação solidária neste Natal


O Natal chegou mais cedo para as crianças que estudam na Creche São Charbel, no Caxambu. Na manhã desta quarta-feira (12), alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) realizaram a entrega dos presentes de Natal, arrecadados pelo projeto de extensão Juntos, somos um.

A iniciativa de arrecadar os brinquedos para fazer a surpresa aos pequenos começou dentro do campus universitário. Quatro alunos do curso de Medicina resolveram pedir às crianças da Creche São Charbel, localizada no Caxambu, e do Lar Nossa Senhora das Graças, em Corrêas, para escreverem cartinhas para o Papai Noel, contando o que gostariam de ganhar neste Natal. Muitos alunos da FMP/Fase participaram da campanha adotando uma carta e comprando os presentes, que foram colocados na árvore montada no hall principal da faculdade.

“É uma alegria muito grande ver o sorriso no rosto dessas crianças ao receber os presentes. Nós queremos promover mais atividades como essa, porque ainda   vemos muitos médicos distantes da realidade em que vive a comunidade onde atuam. Então, tivemos essa ideia para mantermos uma relação mais próxima das pessoas que precisam do nosso auxílio. Começamos pelas crianças, mas também queremos promover atividades para os idosos”, explica o idealizador do projeto de extensão Juntos, somos um da FMP/Fase, Victor Ladeira, aluno do terceiro período de Medicina.

O Projeto de Extensão Universitária pretende levar alegria a crianças carentes não apenas neste Natal, mas com o objetivo de propagar sentimentos de generosidade, acolhimento, amor, respeito e partilha, os alunos Matheus Stumpf, Pâmela Carvalho, Victor Ladeira e Victoria Paranhos estão empenhados em realizar atividades, ao longo do ano, nas datas comemorativas como carnaval, páscoa, festa junina e no dia das crianças.

“É emocionante participar de uma atividade como essa. As crianças estavam ansiosas esperando pela chegada do Papai Noel. A gente fica muito feliz, porque vê que são jovens que escolheram a medicina como profissão e já têm uma vocação para o trabalho social, principalmente nesse país que a gente vive e precisa tanto do olhar mais humano dos profissionais da área da saúde”, destaca Simone Maria Fones, professora na Creche São Charbel.

Os pedidos das crianças foram os mais variados. Bolas de futebol, bonecas, patins, tênis, mochila, sandálias, skate e até fantasia de princesa estava na lista de desejos dos pequenos.

“Eu ainda não sei andar de skate, mas acho muito legal as manobras que vejo os meninos fazendo. Agora que ganhei um, vou aprender a andar e me divertir com os meus amigos. Estou muito feliz”, disse o pequeno Yago Santiago, de 10 anos. 

Os acadêmicos escolheram este período de Natal para dar início à primeira etapa do projeto. No total, cerca de 200 crianças foram presenteadas. Para conhecer mais sobre o projeto de extensão universitária e acompanhar as próximas atividades, acesse, curta e siga a página do projeto nas redes sociais: @projeto_juntossomosum.
 
Os alunos de Medicina da FMP/Fase, que criaram o projeto "Juntos, somos um" , com o também aluno de Medicina que aderiu a ideia e se fantasiou de Papai Noel, e a colaboradora do projeto, vestida de Mamãe Noel. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis