quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Cuidados nas festas


Nathalia Almeida
Nutricionista e professora da FMP/Fase
O momento mais esperado do ano está se aproximando, férias e festas! O Natal e o Ano Novo são comemorações bem simbólicas para os brasileiros e momento de celebração ao redor de mesas fartas, geralmente com preparações típicas dessa época do ano. Além disso, a bebida alcoólica pode compor esse cenário em quantidade que foge ao habitual. Assim, é importante tomar alguns cuidados quando o objetivo é se manter dentro de um padrão de alimentação saudável, evitando os exageros.


Seguem algumas dicas que podem ajudar a fazer boas escolhas nas festas de fim de ano. A primeira é: permita-se! Comer é um ato social e, nada mais justo do que poder comer algo que foge à rotina quando estamos ao redor de familiares, amigos, ou até mesmo por querer celebrar, mesmo que sozinho. Hoje, vivemos um terrorismo nutricional, que muitas vezes afasta as pessoas dos seus grupos de convívio. Celebre, coma sem exageros e seja feliz!

As preparações dessa época costumam apresentar um teor calórico mais elevado por serem ricas em gordura e açúcar. Em casos onde a restrição é necessária, opte por versões assadas (a rabanada, por exemplo, pode ser feita no forno e fica bem saborosa) e livres de açúcar refinado. Vale usar outros tipos de açúcares (de côco, demerara, mascavo, mel, melado) ou adoçantes como sucralose, xilitol ou stévia. O correto é ter moderação, independente da preparação.

Cuidados são necessários com relação à conservação dos alimentos da ceia. Os alimentos devem se manter aquecidos ou refrigerados o maior tempo possível após preparados, e não ficar longo tempo expostos na mesa em temperatura ambiente. Armazene as sobras em embalagens de vidro, de preferência (evitar plástico, especialmente aqueles que apresentem o componente Bisfenol A – famoso BPA) por, no máximo, cinco dias, em ambiente refrigerado (abaixo de cinco graus Celsius). O cuidado com a conservação dos alimentos evita toxinfecções alimentares que podem arruinar com qualquer comemoração nas festas de fim de ano.

Os vegetarianos podem se deliciar com preparações sem carne, porém repletas de sabor. Abusar de leguminosas como o grão de bico, lentilhas, feijão fradinho, ervilha, além de cogumelos, ovos (para os que consomem), soja e tofu, podem compor receitas de fim de ano. Que tal preparar um belo arroz de forno, com muitas especiarias ou uma saborosa quiche de vegetais? Essas são algumas opções muito nutritivas e livres de carne.

Prefira as frutas da estação para compor seu cardápio de fim de ano. As frutas secas e oleaginosas também são boas opções. Dê valor aos alimentos brasileiros e abuse das cores e sabores diferentes no prato. Castanha do Pará e de caju são excelentes opções de oleaginosas e, quanto às frutas, escolha aquelas que são da safra, como manga, ameixa nacional, pêssego, maracujá, goiaba e melancia. Opte por comer a fruta ao invés de beber o suco, aproveitando, assim, ao máximo o alimento. Uma boa sugestão é montar um belo arranjo com frutas frescas na mesa ou preparar a famosa salada de frutas.

No mais, desejo a todos um excelente Natal, e que 2019 seja um ano de muitas alegrias e saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis