quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Programação da Semana de 03 a 09 de março de 2019


 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: O papel do RH para a qualidade de vida no trabalho
Já foi o tempo em que os workaholics, ou viciados em trabalho, eram bem vistos no mercado. Hoje se sabe que o excesso de tempo dedicado à vida profissional leva a prejuízos na vida pessoal e também na carreira. Irritabilidade, depressão, falta de foco, dificuldade de tomar decisões e encontrar soluções. Esses são alguns sintomas da falta de equilíbrio entre essas duas esferas. O bem-estar no ambiente profissional é importante para a saúde de funcionários e gestores e também para a sobrevivência da empresa a longo prazo. O episódio sobre o papel do RH para a qualidade de vida no trabalho tem como convidadas a doutora em Administração e professora dos cursos de Administração e Gestão da FMP/Fase, Luciene Baptista, e a  master coach, Alessa Médes, mestre em Treinamento e Desenvolvimento Humano.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Série Mulheres na Arte – Aline Lessa: A Música Como Cura
A carioca Aline Lessa é cantora, compositora e instrumentista. Antes de se lançar em carreira solo, ela participou da banda de indie rock “Tipo Uísque”. Com o grupo, chegou a se apresentar no Lollapalooza Brasil e no festival americano South by Southwest. Em 2017, lançou seu segundo disco: “Hoje Falo Por Mim”, com produção de Domenico Lancellotti. Aline Lessa usa a música como cura e retrata de forma confessional a sua vivência. Na Série Mulheres na Arte, ela conta um pouco de sua trajetória e aborda o feminismo no meio musical.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                    

Programa MINUTO FASE
Tema: Capacitação Docente 2019.1
O Programa de Desenvolvimento Docente da FMP/Fase completa dez anos. Um processo contínuo de capacitação, com palestras, oficinas e a discussão de temas fundamentais para o aprimoramento profissional dos professores e a prática de um ensino humanizado. Desta vez, o foco principal foi o “Feedback Educacional”. Outro assunto abordado foi o papel do professor frente aos principais transtornos apresentados  pelos estudantes. A capacitação docente é um espaço de reflexão sobre a qualidade da educação, mas também de integração da equipe.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Sustentabilidade
O episódio apresenta três projetos de agências da ONU que aliam conservação ambiental e geração de renda: ecoturismo, na República Dominicana, produção de cacau orgânico, em São Tomé e Príncipe, e um programa de preservação florestal em Samoa.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Enfermagem - Turma de 2006 - Isabelle Geoffrey
Isabelle Geoffroy é da 3ª turma de Enfermagem formada pela FMP/Fase. Foi na faculdade que ela deu os primeiros passos no campo da pesquisa, que acabou se tornando sua paixão. Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias e com especialização em Vigilância Sanitária e em Biossegurança em Instituições de Saúde, ambas pela Fundação Oswaldo Cruz, ela retornou à instituição, como professora.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Arte & Cultura - Série Mulheres na Arte - Beth Goulart: Vida no Palco

SEGUNDA: Arte & Cultura - Série Mulheres na Arte - Rosa Paranhos: Arte e Transformação

TERÇA: Arte & Cultura - Nélida Piñon: Devoção à Palavra

QUARTA: Arte & Cultura – Série Mulheres na Arte - Ivna Chedier Maluly – Escritora

QUINTA: Arte & Cultura – Série Mulheres na Arte - Beta Perez

SEXTA: Em Questão - Os Desafios das Mulheres no século XXI

SÁBADO: Arte & Cultura - Mulheres na Arte - Andrea Pachá

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Biodiversidade em busca do futuro
O Brasil tem a maior diversidade de flora e fauna do planeta. Detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em diversidade vegetal. Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente, podem representar apenas 10% da vida no país. Conhecer os 90% restantes pode contribuir de forma significativa para a agricultura, a pecuária, a extração florestal e a pesca, além de abrir uma ampla possibilidade na área de novos fármacos. Motivado pelo Ano Internacional da Biodiversidade, em 2010, o Brasil pretende investir cinco vezes mais dinheiro em pesquisas, o que certamente pode alterar nosso futuro.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Câncer no Intestino
Esta edição do Ligado em Saúde fala sobre um dos tipos mais comuns de câncer, o de intestino. Se detectado no início as chances de cura são bem altas, mas geralmente os sintomas só se manifestam quando já estão em estágio avançado. Para explicar o assunto, a apresentadora Mônica Bittencourt conversa com o membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Ronaldo Salles.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A Escrita do Corpo Negro
O programa apresenta uma entrevista com a coreógrafa, professora, diretora de teatro e cineasta Carmen Luz. A conversa do apresentador Renato Farias com a coreógrafa, que também é pesquisadora em dança e fundadora da Cia. Étnica, vai girar em torno do que sempre foi o foco principal do trabalho da entrevistada: o corpo negro, suas formas de movimento e sua história.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h
                          
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: SC - Florianópolis / Agricultura Urbana e Saúde
Mostraremos o Programa Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis (SC), que espalhou hortas comunitárias pela cidade, como forma de dar destino ao lixo orgânico produzido no município, e de quebra ajuda a manter a capital catarinense como uma das cidades mais saudáveis do país.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Mulheres Agricultoras
Com o mesmo cuidado que carregam os filhos e preparam a comida, essas mulheres agricultoras pegam na enxada e de sol a sol plantam e colhem o alimento que nutre e garante o sustento da sua família. A apresentadora Mônica Bittencourt conversa com as produtoras rurais, Áurea Andréa Ribeiro; Marlene Maria Rodrigues; e Maria do Socorro da Silva Ferreira.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Fotojornalismo e Correio da Manhã
No Centro Cultural da Caixa no Rio de Janeiro, o apresentador Renato Farias vai mostrar um pouco a história do Correio do Amanhã. Ele funcionou de 1901 a 1974 e foi um jornal que marcou a história do jornalismo através das imagens.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Carnaval
Quer dicas para fazer a fantasia do seu filho? Então, a consultora de moda Suelen Oliveira, passa pra gente várias maneiras para você produzir a fantasia em casa. Ela mostrou também formas de customizar a roupa que você tem em casa. Vai viajar nesse feriado com a família? Eu te dou dicas pra você passear tranquilamente com o seu pequeno, temos que ter certos cuidados. E você está grávida e vai viajar? A ginecologista/obstetra Ana Claudia Seidinger explica pra gente se gestante pode viajar.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: No Brasil, uma mulher é assassinada a cada 2 horas
O Brasil é um dos lugares mais perigosos do mundo para ser mulher: uma mulher é morte a cada 2 horas e atacada a cada 15 segundos. Sueny é uma ativista brasileira que luta para acabar com a violência contra as mulheres em uma comunidade no Rio de Janeiro. Ela é uma das participantes de um programa da Casa da Mulher Trabalhadora (CAMTRA), organização apoiada pelo Fundo Fiduciário das Nações Unidas pelo Fim da Violência contra a Mulher, gerido pela ONU Mulheres.

Tema: Refugiados no Rio lançam rap pelo fim da violência contra as mulheres
Refugiados vivendo na capital fluminense participaram de um projeto da Cáritas RJ que utilizou a música para discutir desigualdades e violência de gênero. O resultado da iniciativa foi a produção de um rap sobre o papel dos homens na luta pelo fim das agressões contra mulheres.

Tema: Recomeços: Sobre Mulheres, Refúgio e Trabalho
Minidocumentário com as histórias de dez participantes do projeto ‘Empoderando Refugiadas’. O filme, de Fellipe Abreu e Thays Prado, apresenta as diversas trajetórias, estratégias e desafios dessas mulheres em busca de uma oportunidade de recomeçar a vida em outro país.

Tema: As mulheres essenciais na criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Você sabia que as mulheres tiveram um papel crucial na criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos? O documento promete igualdade e liberdade para todas e todos e em qualquer lugar, mas o princípio da igualdade de gênero poderia não ter sido incluído se não fossem as mulheres que participaram desse processo e defenderam uma Declaração que fosse verdadeiramente universal. Entre essas mulheres estavam: Eleanor Roosevelt, ex-primeira-dama dos Estados Unidos; Minerva Bernadino, diplomata da República Dominicana; e Hansa Mehta, da Índia. Outras mulheres prepararam o caminho ao lutarem pelos direitos das mulheres durante a redação da Carta das Nações Unidas, em 1945. Uma delas foi Bertha Lutz, do Brasil. Ela liderou um grupo de delegadas que defendeu com sucesso a inclusão dos direitos das mulheres na Carta das Nações Unidas.
FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Como eliminar a Malária?
Esta edição do Sala de Convidados traz um panorama sobre malária do mundo. O programa fala sobre os principais pontos do World malaria report 2018, aborda os principais desafios e debate sobre o cenário brasileiro. Participam do programa, a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Anielle Pina; o médico da Fundação de Medicina Tropical e pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Marcus Lacerda; e o coordenador da Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), Marcos Junqueira Lago.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: I Encontro Diálogos e Convergências Saúde e Agroecologia
Com o objetivo de ampliar o alcance das ações da Fiocruz o tema da promoção da saúde por meio da agroecologia, o Encontro de Diálogos e Convergências “Saúde e Agroecologia” foi realizado durante os dias 21 a 24 de novembro no Quilombo do Campinho em Paraty. A iniciativa está sendo realizada por meio da parceria entre Fiocruz, OTSS, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). As experiências do território da Bocaina se unem às diversas iniciativas na área da saúde e da agroecologia das unidades da Fiocruz espalhadas pelo Brasil. Junto disso, toda a história e luta da ANA, da ABA e de outros movimentos sociais culminam neste encontro que integra parte de uma jornada de várias décadas na promoção da saúde, do bem viver e da agroecologia. O apresentador Renato Farias conversa sobre o tema com o membro da Secretaria Executiva da ANA, Flavia Londres; e com a representante da ABA, Natalia Almeida.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Gerais
Conta a história da região de Gerais(nome dado porque a região não tinha divisas), desde o início quando os agricultores cercavam por conta própria uma área para plantação de diversos produtos, como a cana-de-açúcar. Mas com a chegada da plantação de eucalipto (empresas tinham o aval do Estado), essas plantações de cana-de-açúcar, etc começaram a diminuir, assim como a água na região. Isso porque a região virou um bosque cheio de eucaliptos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis