quarta-feira, 27 de março de 2019

Alunos de Odontologia da Fase iniciam atendimentos na Pestalozzi Petrópolis


Agora é oficial. Os alunos do curso de graduação em Odontologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) já começaram a realizar atendimentos na Pestalozzi Petrópolis, instituição que atende crianças e jovens com necessidades especiais. Nessa terça-feira(26), eles participaram de um treinamento na unidade, junto com os alunos do curso de Auxiliar em Saúde Bucal da regional da Associação Brasileira de Odontologia.

A atividade faz parte do projeto de extensão “Somos Todos Especiais”, lançado no ano passado pela FMP/Fase com o objetivo de qualificar e ampliar os atendimentos odontológicos gratuitos oferecidos na unidade da Pestalozzi na cidade. “Os alunos da graduação estão muito empenhados com a construção desse projeto e se dedicando na organização do consultório. Uma oportunidade única para quem está começando, ter a responsabilidade de comprar materiais e planejar os atendimentos. Estar com os alunos da Pestalozzi é muito gratificante para todos nós. É uma troca de amor gratuita”, explica Gisele Damaceno, professora do curso.

A ideia é que toda semana também seja realizada uma oficina abordando temáticas diferentes, para alunos e profissionais envolvidos no projeto, e para as crianças que são atendidas por ele. “Achei essa iniciativa ótima porque a Extensão é isso mesmo, é a gente trazer o conhecimento que está dentro da faculdade, dentro do ambiente acadêmico para a sociedade, para a vida”, comenta Cláudia Santiago, odontóloga do Hospital Universitário da UFRJ, convidada para ministrar a oficina desta semana.

O curso de Odontologia da FMP/Fase vem atuando na unidade desde 2017. Até agora, já foram realizadas ações de promoção em saúde, como palestras sobre escovação e a importância da prevenção, triagem para avaliar a necessidade de tratamento odontológico das crianças, além de teatro e outras atividades lúdicas. Uma troca de experiências que não passa despercebida pelos estudantes. “Para mim é um grande prazer fazer parte desse projeto. Quero, futuramente, trabalhar com isso. Ter a oportunidade de, durante a graduação, trabalhar nesse projeto, ter o contato com pessoas que necessitam desse nosso apoio é extremamente importante”, afirma Vinícius Barbosa, aluno do 4º período.

A FMP/Fase investe há 15 anos na área de Odontologia, oferecendo cursos de especialização lato sensu, graduação e extensão, assim como também desenvolve linhas de pesquisa e contribui para o desenvolvimento do setor na rede municipal de saúde. A instituição ainda irá inaugurar, em abril, um novo prédio no terreno do Ambulatório Escola, em Cascatinha, que contará com 52 consultórios odontológicos e irá aumentar o suporte para as demais especialidades médicas oferecidas na unidade, dobrando o número de atendimentos realizados hoje.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis