terça-feira, 21 de maio de 2019

Psicanálise Infantil é tema de curso na Fase


Problematizar as diferentes respostas encontradas a questões fundamentais, tais como: a linguagem, o brincar, a transferência, a interpretação e o lugar dos pais na análise com crianças, a fim de promover conhecimento para aperfeiçoamento das práxis de profissionais que trabalham com crianças em diversas áreas de atuação, é a proposta do novo curso de extensão em Psicanálise Infantil da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

O curso é voltado para estudantes de Psicologia, Pedagogia, Medicina e demais interessados no atendimento de crianças para promoção de saúde mental. “Observamos, no contemporâneo, uma medicalização da infância ao invés de um olhar global sobre o sofrimento psíquico da criança, uma vez que por detrás de qualquer transtorno neurológico há um sujeito”, explica o coordenador do curso da Fase, Gustavo Gonçalves de Oliveira, mestre em psicanálise e pós-graduado em psicanálise infantil e em teoria psicanalítica. 

O coordenador ressalta que a infância é um momento de desenvolvimento do eu e da subjetividade, e muitos dos sintomas observados na clínica são fruto de conflitos parentais. “A criança, através de seus sintomas, expressa os sintomas parentais, em que pais de forma inconsciente introjetam em seus filhos a sua dor de existir. Não se pode reduzir o olhar apenas a questões neuroquímicas, com diagnósticos precoces, sem olhar para a subjetividade, mas um olhar terapêutico integrativo na interação entre o que é da ordem do biológico, do ambiente e do sujeito”.

Gustavo acrescenta que o curso pretende integrar a psicanálise com os conhecimentos recentes da neurociência, unindo o conhecimento da medicina, com o uso de medicação no auxílio de distúrbios neuropsíquicos, e da psicanálise, com seu olhar sobre a subjetividade a favor da saúde mental da criança. “A proposta desse curso é entender as formações dos sintomas, na clínica infantil, através de estudos sobre casos clínicos, promovendo uma profilaxia das patologias mentais até uma intervenção precoce no psiquismo infantil, com um olhar multiprofissional e numa ética da humanização, principalmente nesse momento tão importante como a infância”, finaliza.

O curso será realizado no campus da FMP/Fase, nos dias 06, 13, 20, 27 de julho, 03 e 10 de agosto (sábados), das 14h às 18h. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis