quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Alergia alimentar é tema de jornada na FMP/Fase

Com o tema “Na mesa com o especialista”, a 1ª Jornada de Alergia Alimentar da Região Serrana reuniu médicos do estado, em Petrópolis. Foram debatidos diagnósticos e formas incomuns de alergia, entre outros temas. Promovida pela Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj), a reunião aconteceu na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), no fim de semana, aberta a pediatras, alergistas, gastroenterologistas e clínicos, com inscrições gratuitas para os médicos.


O primeiro debate entre os especialistas teve como foco o “Microbioma na alergia alimentar”, com Ney Bartolomeu, da Soperj. Na sequência, “Alergia ou intolerância ao leite de vaca?” foi a questão apresentada por Cassia Freire (HUGG-Unirio). O “Papel da alergia alimentar na dermatite atópica” ficou a cargo de Monica Soares (HFSE). A moderação das apresentações foi feita pelas médicas Claire Tesch (Soperj) e Ana Paula Neves (FMP/Fase).

As apresentações também incluíram as “Formas incomuns de alergia alimentar”, com Verônica Santos (HFB e HMJ). Depois, o “Diagnóstico laboratorial e provocação com alimentos” foi abordado por Norma Rubini (HUGG-Unirio). Coordenador da especialização em Alergia e Imunologia Clínica da FMP/Fase, José Luiz Rios enfocou a “Anafilaxia alimentar e imunoterapia oral”, com moderação conduzida por Albertina Capelo (HUGG-Unirio) e Felipe Moliterno, também da FMP/Fase.

“O evento foi muito bom, com público bem interessado. As aulas foram excelentes, tanto que os palestrantes não queriam parar de trocar ideias e a Jornada ganhou uma hora a mais”, conta José Luiz Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis