segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Estrutura do curso de Odontologia da Fase destaca Petrópolis na área de saúde e amplia atuação dos alunos

Em um cenário de constante inovação tecnológica e avanços na área da saúde, mesmo com a retração do mercado, por conta da crise instalada no país, Petrópolis recebeu um importante incremento nas áreas de saúde e educação, com os investimentos realizados pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) na ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população, com o novo prédio do Ambulatório Escola, em Cascatinha.

O amplo e moderno espaço de ensino prático profissional oferece aos estudantes de Odontologia uma estrutura com tecnologia de ponta para aulas supervisionadas e garante formação profissional integrada com as outras áreas da saúde. São 52 consultórios odontológicos; serviço odontológico de imagem com 3 salas de raios-x e tomografia odontológica; laboratório de simulação odontológica, sala de estudos para os acadêmicos trocarem informações e 7 salas de aula com 48 lugares cada. Além disso, a clínica de odontologia utiliza prontuário eletrônico de pacientes possibilitando a atualização dos métodos de armazenamento e consulta de informação, facilitando a sua transmissão para outras unidades do Sistema e para trabalhos científicos.


O novo prédio do Ambulatório Escola oferece ampla estrutura de aprendizagem prática para os acadêmicos de Odontologia.


“Existe uma infraestrutura muito adequada para o curso de Odontologia, com um projeto pedagógico de alta qualidade e com serviços de saúde próprios da faculdade, que estão disponíveis para a população. O ensino de Odontologia se torna ainda mais relevante para o desenvolvimento da comunidade, da cidade e também para a formação de um profissional mais voltado para a realidade de saúde da população brasileira”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

Toda a estrutura digital instalada no Ambe proporciona um sistema de agendamento de pacientes, chamada e prontuário odontológico integrados. A radiologia odontológica é totalmente digital, com radiografias intra-orais, extra-orais e tomografia, que são visualizadas nos computadores que estão disponíveis em todos os consultórios odontológicos.

“Estamos no processo de cotação dos outros equipamentos digitais para escaneamento intra-oral e confecção de coroas e restaurações em cerâmica. Essa tecnologia substitui a moldagem e os modelos em gesso”, destaca a professora Drª Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase. O investimento nessa estrutura ressalta, ainda mais, a preocupação da FMP/Fase em oferecer cenários de prática com equipamentos de ponta, os mais modernos disponíveis no mercado, para garantir excelência no ensino. Os cirurgiões-dentistas graduados na instituição estarão preparados para atuar nos centros com as mais avançadas tecnologias em saúde.

“Além disso, no Ambulatório Escola, nós temos a oportunidade de desenvolver ensino e assistência integrando a Odontologia às demais áreas da saúde, pois alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Radiologia também realizam atividades práticas no ambulatório”, acrescenta Vera Soviero.

O curso que, desde a sua implementação, no primeiro semestre de 2016, recebeu avaliação máxima do MEC, conceito 5, considerando as três dimensões avaliadas – projeto pedagógico, corpo docente e estrutura física – agrega ainda mais valor ao título de reconhecimento de Petrópolis como cidade universitária. A matriz curricular visa formar novos profissionais que terão um importante papel junto à Atenção Básica, pois os estudantes participam ativamente de projetos de extensão, atuam em unidades de saúde da família e em escolas com atividades de assistência em saúde bucal e campanhas de prevenção.


Os estudantes participam ativamente de projetos de extensão e de campanhas de conscientização sobre saúde bucal nas escolas do município.



“O curso de Odontologia, de uma maneira geral, completa esse quadro de tradição da FMP/Fase em relação ao cuidado integral oferecido aos pacientes. A estrutura para as aulas práticas nos possibilita inúmeras outras técnicas de aplicação do ensino. No Ambulatório Escola são realizados os mais diversos procedimentos clínicos odontológicos em adultos e crianças. Em 2019, iniciamos o atendimento na clínica odontológica infantil, que recebe desde bebês até adolescentes”, ressalta a coordenadora do curso.

Os alunos do curso de Odontologia da FMP/Fase também utilizam laboratórios de simulação realística e cenários de prática específicos para a área odontológica. Os estudantes, antes de praticarem procedimentos operatórios nos pacientes, os fazem nos manequins odontológicos. O curso foi planejado para ter turmas pequenas que se beneficiam de atenção diferenciada dos professores nas atividades práticas. Outro diferencial do Curso de Odontologia está na inserção dos alunos de graduação em práticas de Odontologia Hospitalar, no 9o e último período do curso.

Os alunos de Odontologia da Fase utilizam modernos equipamentos nos laboratórios de estudos e pesquisas.


A ampla estrutura do campus permite que a prática simule a realidade para a aprendizagem nas mais diversas áreas da Odontologia, desde o exame bucal até tratamentos mais avançados como cirurgias orais, restaurações dentárias em porcelana e próteses reabilitadoras.

A estrutura do campus universitário oferece eventos culturais e promove qualidade de vida e bem-estar para os estudantes.



A FMP/Fase investe na área de Odontologia há mais de 15 anos, com cursos de pós-graduação e linhas de pesquisa. Dessa forma, os profissionais da cidade podem se especializar em diferentes áreas de atuação, sem precisar sair de Petrópolis para ter acesso a um ensino moderno e de excelência. Frisando a importância da democratização do saber e o compromisso de garantir que todos tenham acesso ao ensino comprometido com o cuidado à vida, a Fase aceita o ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. O próximo Vestibular está marcado para o dia 20 de outubro. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis