sexta-feira, 6 de março de 2020

Mobilização e Paralisação dos Residentes

Nesta terça-feira (3), residentes em Saúde de todo o país promoveram o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, em protesto contra as mudanças realizadas pelo Governo Federal na alíquota do recolhimento da previdência paga por residentes – que passou de 11% para 14% ao incorporar as novas regras da Reforma da Previdência.

A manifestação recebeu apoio do Fórum Nacional de Coordenadores de Residências em Saúde. Em nota, o FNRS explicou que o aumento no recolhimento agrava ainda mais a situação vivenciada pelos residentes que trabalham 60 horas por semana em regime de exclusividade, recebendo bolsas defasadas pela inflação acumulada desde o último reajuste, realizado em março de 2016.

Em Petrópolis, os residentes da FMP/Fase nas áreas de Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem Obstétrica e multiprofissional em Atenção Básica se reuniram no hall da instituição para refletirem sobre os seus descontentamentos em relação ao reajuste salarial, alíquota de 14% e melhorias de trabalho.

“Voltar os espaços de discussão sobre residência é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento dos Programas de Residências. A nomeação de seus representantes na Comissão Nacional de Residentes se faz urgente”, salienta a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Fase, Regina Shiraishi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis