terça-feira, 4 de novembro de 2008

FASE/FMP promove palestra dentro da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

Dentro da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, na próxima quinta-feira, dia 6, a partir das 19h30, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis promovem a palestra Melanoma – Atualização. O evento tem como objetivo sensibilizar os profissionais da área médica para a importância da detecção precoce do melanoma, um dos mais sérios cânceres de pele.

Proferida pelo cirurgião plástico Maurício Bescow Baisch, a palestra é uma iniciativa da FASE/Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Sociedade de Dermatologia e é voltada para médicos, profissionais da área de saúde e estudantes de medicina. A entrada é franca. “Nosso principal objetivo é sensibilizar os médicos para que eles pensem no melanoma na hora de examinar o paciente. É importante que num caso de suspeita do problema, o paciente seja encaminhado a um especialista para um exame profundo”, explicou a dermatologista Fátima Minuzzo, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis e uma das organizadoras do evento.
O melanoma cutâneo é um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.

Os fatores de risco para o melanoma, em ordem de importância, são: a sensibilidade ao sol (queimadura pelo sol e não bronzeamento), a pele clara, a exposição excessiva ao sol, a história prévia de câncer de pele, história familiar de melanoma.

É importante que a pessoa fique atenta aos sinais presentes em sua pele. “É preciso ficar atento a um sinal que, de alguma forma, muda de aparência. Uma pinta que cresce, muda de cor, coça, dói ou inflama é um sinal de alerta. Nestes casos, é preciso procurar um especialista para um exame detalhado”, explicou Dra. Fátima Minuzzo.

Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. Mesmo durante o período adequado é necessária a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais.


(Por Letícia Muniz, Planeg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis