sexta-feira, 3 de julho de 2009

O que saiu na imprensa

Diário de Petrópolis
Sexta-feira, 03 de julho de 2009.
Postos de Saúde da Família recebem equipamentos

A diretora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Profa Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, a coordenadora do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Dra. Cláudia Martins de Vasconcelos Midão, e integrantes da diretoria da Fase, estiveram com o prefeito Paulo Mustrangi e secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, na tarde desta quinta-feira (dia 2), para iniciar a entrega de equipamentos e materiais destinados à coleta de informações e à criação de um banco de dados nos 11 Postos de Saúde da Família (PSF) integrados no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). Os representantes da Fase foram recebidos, também, pela
O Pró-Saúde, criado em novembro de 2005 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, envolve 89 projetos de enfermagem, medicina e odontologia, além das secretarias de cada município em que é implantado. O objetivo do programa é a aproximação entre o curso de graduação nas áreas médicas e as necessidades da atenção básica. Em Petrópolis, a FMP e a Fundação Municipal de Saúde partem para o segundo ano do projeto que consiste em levar os universitários, a partir do 5o ano, para dentro das unidades em acompanhamento de consultas, procedimentos e visitas domiciliares, com o objetivo de criar profissionais integrados com os serviços e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em contrapartida, os PSFs que fazem parte do projeto receberam, em 2008, reformas, móveis básicos de atendimento, cursos e oficinas, além de um material didático próprio sobre os trabalhos do SUS. Nesta segunda etapa, em 2009, os postos estão recebendo quadros, computadores e walk talks, além de outros materiais, visando intensificar o sistema de comunicação e de coleta e armazenamento de dados. "O projeto não é só bom para a população, que recebe mais atenção com a presença dos estudantes, mas também para nossos profissionais da rede que têm a possibilidade de entrar em contato com esses jovens estudantes, trocarem informações e buscarem meios de se reciclarem", disse a secretária Aparecida Barbosa.
A mesma satisfação com o projeto foi demonstrada pela supervisora da 6a Região do Programa de Saúde da Família e uma das responsáveis pela Educação Permanente, Maria Zenith Carvalho. "Tivemos excelentes resultados com o projeto, principalmente na dedicação dos nossos profissionais. Eles estão mais motivados em aprender sobre as questões atuais dentro de suas áreas devido às dúvidas e questionamentos trazidos pelos alunos de medicina", disse ela.
Os Postos beneficiados com o Pró-Saúde são Unidade de Saúde da Família de Boa Vista, de Nova Cascatinha, da Estrada da Saudade I e II, de Machado Fagundes, de São João Batista, de Castrioto, de Vila Saúde, de Águas Lindas, do Caxambu e de Vila Felipe. As entregas serão realizadas no decorrer deste mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis