quinta-feira, 2 de julho de 2009

O que saiu na imprensa

Jornal do Brasil - ON Line


Faculdade de Medicina de Petrópolis sedia conferência sobre AIDS

PETRÓPOLIS - Nos dias 9 e 10 de julho acontece, na Faculdade de Medicina de Petrópolis, a 6ª Conferência Internacional sobre infecção por HIV em mulheres e crianças. O evento é destinado a médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos entre outros profissionais da área de Saúde. O objetivo é discutir as novas técnicas no tratamento e prevenção da transmissão vertical, isto é, da mãe para o filho, do HIV, contribuindo para o aperfeiçoamento do profissional e formação de equipes multidisciplinares.
O índice de transmissão vertical do HIV nas regiões Sul e Sudeste é semelhante ao de países desenvolvidos. No Nordeste e Norte, no entanto, a realidade é diferente por conta da falta de assistência no pré-natal, no parto e no pós-parto. Outros temas ligados à transmissão do HIV também serão discutidos como, por exemplo, o aumento da taxa de infectados idosos, que não têm a cultura de usar preservativo nas relações sexuais.
Segundo Susie Andries Nogueira, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis e médica pediatra do Programa Municipal DST/AIDS de Petrópolis, é muito importante que o tratamento da AIDS seja feito por equipes multidisciplinares bem treinadas.
- Diminuir o número de casos de AIDS envolve uma mudança cultural, mas reduzir a quantidade de transmissões do vírus das mães para os filhos é uma questão que envolve os profissionais de Saúde - esclarece.
A 6ª Conferência Internacional sobre infecção por HIV em mulheres e crianças contará com a presença de profissionais da área médica como o infectologista John S Lambert, a enfermeira Margaret Clapson, da University College of Dublin (Irlanda), Graham Taylor, do Imperial College (Inglaterra) e Luis Telles, epidemiologista do Ministério da Saúde.
Este último falará sobre o aumento da incidência de HIV em mulheres idosas. Entre outros temas que serão debatidos estão: o controle da epidemia no Brasil e no mundo, a utilização dos anti-retrovirais, a alimentação do lactente e a combinação do vírus HIV com outras doenças.
A Conferência está sendo realizada pela segunda vez em Petrópolis. O evento é promovido pela prefeitura da cidade, pelo Programa Municipal DST/AIDS e Projeto Sorriso, além do governo federal. A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) sediará a conferência, fornecendo a estrutura necessária para a realização do evento. As outras edições do evento aconteceram no Rio de Janeiro e em Santos. No dia 8, serão oferecidos seis cursos pré-congresso para diferentes áreas da saúde. A programação completa está disponível no site: http://www.fmpfase.edu.br/

Serviço:
Data: 8/7 (cursos pré-congresso), 9 e 10/7.
Horários: Cursos em horários variados entre 8h30 e 18h.
Conferência: das 8h às 17h30
Local: Faculdade de Medicina de Petrópolis. Av. Barão do Rio Branco, 1003.
Centro – Petrópolis, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis